13 setembro 2021

Alecrim e Ponta Negra são alvos de operação da Guarda Municipal e Semsur


Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) participaram neste domingo (12) de uma operação integrada de ordenamento do espaço urbano compreendendo a área dos bairros do Alecrim e Ponta Negra. As intervenções apoiaram as equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

A primeira ação dos guardas municipais e fiscais da Semsur ocorreu no cruzamento das avenidas Coronel Estevam com a Presidente Quaresma, no Alecrim. No local, foi identificado uma aglomeração de ambulantes não autorizados ocupando uma extensa área de calçada onde estavam enfileiradas diversas bancas de madeira.

A medida mobilizou duas viaturas de patrulhamento móvel do Grupamento Ambiental da GMN e duas outras de fiscalização da Semsur, sendo removidas e apreendidas diversas bancas, containers, caixas e outros objetos que estavam ocupando o espaço público de maneira irregular. “A informação que tivemos é que um ambulante não autorizado estava ocupando a extensão da calçada, ao longo da qual dispunha várias bancas e as alugava a outros ambulantes irregulares para fins comerciais”, explicou o coordenador do Gaam/GMN, Isaac Cruz.

Já na área de Ponta Negra, os guardas e fiscais fizeram uma varredura geral e nos locais onde foram encontradas ilegalidades ao longo do calçadão onde os responsáveis foram advertidos, sendo logo em seguida sanada as movimentações irregulares. O patrulhamento realizado pelos guardas municipais é orientado para a observação de qualquer movimentação estranha em área pública com o objetivo de evitar ações contrárias à legislação municipal em vigor. Todo o material apreendido foi levado para o pátio da Semsur.

A população pode contribuir com o combate a esse tipo de delito efetivando denúncias pelo número 190. No Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) há uma equipe de guardas municipais que repassam as informações para as unidades operacionais de patrulhamento da GMN e para o setor de fiscalização da Semsur.