03 setembro 2021

Alerta: Estado tem casos confirmados de dengue, chikungunya e Zika


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou nesta sexta-feira (03), o mais recente informe epidemiológico das arboviroses no Rio Grande do Norte, referente ao período compreendido entre a Semana Epidemiológica 1 até a 32, encerrada em 14 de agosto de 2021. Foram notificados 4.730 casos suspeitos de dengue no RN, dos quais 808 foram confirmados, 2.898 casos considerados prováveis, 1.832 descartados e 1 caso de óbito confirmado.

Com relação à chikungunya, foram notificados no RN, até a Semana Epidemiológica 32, 4.328 casos suspeitos da doença, sendo confirmados 960 casos, 3.679 casos considerados prováveis e 649 descartados e nenhum óbito confirmado.

Já no que diz respeito à Zika, entre a semana epidemiológica 1 a 32 de 2021 no RN, foram notificados 512 casos suspeitos da doença, sendo confirmados 115 casos, 340 casos considerados prováveis, 172 descartados e nenhum óbito confirmado.

O informe mostra que a V Região de Saúde é a que apresenta maior incidência de casos prováveis de arboviroses no RN, no que se refere aos três agravos. Além disso, segundo o informe, considerando os casos prováveis de dengue, Chikungunya e Zika, os indivíduos do sexo feminino apresentou uma maior concentração de casos.

Prevenção

A Sesap alerta para os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissores das arboviroses, já que a população desempenha um papel primordial no controle vetorial. São eles:

• Manter quintais livres de possíveis criadouros do mosquito;
• Esfregar com bucha as vasilhas ou reservatórios de água dos animais;
• Não colocar lixo em terrenos baldios;
• Manter as caixas d´água sempre tampadas;
• Observar vasos e pratos de plantas que acumulam água parada;
• Observar locais que possam acumular água parada como: bandeja de bebedouros e de geladeiras, ralos, pias e vasos sanitários sem uso;
• Receber a visita do Agente de Endemias, aproveitando a oportunidade para tirar possíveis dúvidas;
• Manter em local coberto, pneus inservíveis e outros objetos que possam acumular água.

Com informações de: agorarn