26 setembro 2021

Aplicação da dose de reforço em idosos a partir dos 70+ começou neste domingo (26) em Mossoró



A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), anunciou que os idosos com 70 anos de idade ou mais, já podem receber a dose de reforço (D3) da vacina contra a Covid-19 a partir deste domingo (26), no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini, das 8h às 16h. O imunizante destinado para aplicação da terceira dose é o da Pfizer.

Neste sábado (25), a campanha “Mossoró Vacina” também reduziu a faixa etária dos adolescentes, contemplando agora a população acima dos 12 anos. De acordo com Etevaldo de Lima, coordenador de imunizações da SMS, a orientação é de que os idosos que completaram o esquema vacinal há pelo menos seis meses, ou seja, já tenham recebido as duas primeiras doses ou a dose única da Janssen, busquem os principais pontos de vacinação da cidade, o Ginásio Pedro Ciarlini neste domingo (26) e Ginásio do Sesi a partir da segunda (27).

Nas situações em que o idoso enfrentar dificuldades de locomoção, o vacinador vai até o veículo em que o idoso estiver, na entrada dos ginásios. “Há também a possibilidade dos familiares daqueles idosos impossibilitados de virem até os ginásios agendarem a vacinação na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência”, explica Etevaldo de Lima, destacando que a redução no escalonamento etário da dose de reforço foi possível após o município receber, neste sábado (25), um novo lote de imunizantes.

A aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 teve início em Mossoró obedecendo uma ordem que priorizou, num primeiro momento, os idosos institucionalizados, idosos acamados e os pacientes imunossuprimidos (pessoas transplantadas, portadores de HIV, entre outros casos). Agora, a vacinação também alcança os idosos na faixa etária dos 70 anos +.