23 setembro 2021

CAPS II realiza ação do Setembro Amarelo com professores da rede municipal educação de Macaíba

Terapeuta ocupacional e assistente social falam sobre saúde mental com professores da rede municipal

O Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II) realizou uma palestra com profissionais da rede municipal de educação para falar sobre o Setembro Amarelo. A ação, realizada no Pax Club, foi ministrada por Gleyce Lacerda e Flávia Caetano, terapeuta ocupacional e assistente social do CAPS II, respectivamente.

A palestra teve como objetivo falar da campanha de prevenção ao suicídio, debater sobre o atendimento humanizado, falar dos mitos e verdades sobre a temática da campanha e dos estigmas criados pela sociedade, apresentar o trabalho e o fluxo de cuidado dentro da saúde mental realizado pela rede, e comentar sobre a necessidade das escolas conhecerem esse fluxo. Além disso, as profissionais comentaram sobre a importância de estar em alerta aos sinais de isolamento de crianças e adolescentes.

“Foi muito importante porque tivemos a oportunidade de trazer um pouco sobre saúde mental e educação. Trabalhamos em rede entrelaçada, porque a educação está atrelada à saúde e a todo o contexto da rede que temos, então é importante que a educação entenda mais sobre o tema, tornando a sociedade menos adoecida”, comenta Flávia Caetano, assistente social do CAPS II.

“Foi um momento alusivo ao Setembro Amarelo que, na ocasião, resolvemos enfatizar a importância do trabalho em rede dentro da saúde mental e do nosso fortalecimento da rede de atenção psicossocial atrelada às demais redes, hoje, com a educação”, fala a terapeuta ocupacional do Centro, Gleyce Lacerda.