02 setembro 2021

Crime ambiental: Motoristas de caminhões são vistos descartando lixo e entulho


Fiscais da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) flagraram dois caminhões jogando lixo e entulho numa área pública, próximo à rua São Bráulio, no Planalto, nesta quinta-feira (02).

Os motoristas foram autuados em flagrante pela fiscalização urbanística e os caminhões foram escoltados até o pátio da Semurb pelo Grupamento Ambiental da Guarda Municipal de Natal (GAAM), que dava apoio à operação.

Os caminhões foram seguidos pelas viaturas da Semurb e Guarda Municipal, então flagraram o crime ambiental, contou o supervisor de Água e Solo da Semurb, Gustavo Szilagyi.

Depositar, lançar ou atirar resíduos quaisquer áreas públicas ou terrenos não edificados de propriedade pública ou privada, ou em pontos de confinamento ou contenedores de lixo público de uso exclusivo da Companhia de Serviços Urbanos se enquadra como infração ambiental e constituem atos lesivos à conservação de limpeza urbana, segundo a Lei Municipal 4.748/96.

"Foram lavrados os autos de infração ambiental para os responsáveis e constatado que um dos motoristas é reincidente. Essa já é a terceira vez que ele esta sendo autuado por deposição irregular de resíduos em local proibido. Os caminhões só serão liberados após o processo ser transitado em julgado e as multas variam de R$ 2.180 até R$ 8 mil reais", acrescenta Szilagyi.

Denúncias podem ser feitas pela população pelo canal 24h do Ciosp, no número 190 nos fins de semana e feriados. Já de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, pelo telefone da Ouvidoria da Semurb no (84) 3616-9829 ou e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br.