01 setembro 2021

Dia do Bairro das Quintas é instituído em Natal; bairro celebra 304 anos nesta quarta-feira (1º), confira programação de aniversário

A Prefeitura de Natal instituiu o Dia do Bairro das Quintas, a ser comemorado anualmente em 1º de setembro, data em que celebra sua criação. A iniciativa foi publicada, nesta quarta-feira (01), no Diário Oficial do Município (DOM), por intermédio da Lei nº 7.189. A data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Natal. Ainda pelo mesmo decreto, no Dia das Quintas “serão evidenciados os valores culturais e raízes de um povo denominado ‘Quintense’”. Hoje, o bairro completa 304 anos.

O prefeito Álvaro Dias também sancionou a Lei n º 7.190, de 31 de agosto de 2021, que denomina de Jonaldo Batista de Medeiros (desportista) o Centro Desportivo do Bairro das Quintas (CDBQ). Outra Lei aprovada na Câmara Municipal do Natal e sancionada por Álvaro Dias, a Lei n º 7.191 de 31 de agosto de 2021, denomina de Petrônio Medeiros o Mercado Público das Quintas, localizado entre as ruas Pedro Novo e São Geraldo. O logradouro ganhará uma placa alusiva ao nome.

História

Antigo caminho de Natal para Macaíba, as Quintas era uma região de sítios e fazendas. Seu nome deriva do século XVIII, quando a região era formada por sítios e granjas, margeando o rio Potengi, cortado pelo riacho das Quintas ou rio das Lavadeiras. O bairro era também lugar de “festas compridas e gostosas como cana-de-açúcar”, segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo na obra “História da Cidade do Natal”.

As Quintas foi criada oficialmente, em fins da década de 1940, durante a administração do Prefeito Sylvio Pedroza, e mantém seus limites atuais desde 1994. Conforme CASTRO (2007, p.983): “por mais de 20 anos, Quintas foi o limite da cidade ao norte, onde havia a ‘corrente’, local de parada obrigatória de veículos para inspeção dos guardas da fiscalização estadual. Era popularmente conhecida como ‘Quintas profundas’”.

O bairro sediou o primeiro matadouro de Natal (onde hoje fica a sede da Companhia de Limpeza Urbana de Natal, a Urbana). Também abrigou o Cinema São José e uma amplificadora (sistema de som instalado em diversas ruas que divulgava as manifestações da cultura popular).

Para celebrar os 304 anos do bairro, uma programação está sendo organizada pelos próprios moradores ao longo de todo o mês de setembro. Confira: