02 setembro 2021

Governo do RN anuncia criação de mais três delegacias de atendimento à mulher


A governadora Fátima Bezerra anunciou nessa quarta-feira (1°). a criação de mais três delegacias especializadas em atendimento à mulher vítima de violência, totalizando 12 DEAM´s no estado. Essas funcionarão em Ceará-Mirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante.

“Nós iniciamos o Agosto Lilás 2021 anunciando a implantação de mais quatro delegacias de combate à violência contra a mulher”, declara a governadora do Estado, que em agosto criou as DEAM´s de Assu, Macau, Nova Cruz e Pau dos Ferros.

O Estado não tinha, há 17 anos, uma nova delegacia de defesa da mulher vítima de violência. Antes, possuía cinco delegacias para o enfrentamento da violência doméstica e de gênero. Em dois anos e meio de governo, foram criadas sete novas DEAM´s.

Acompanhada da delegada geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, a governadora agradeceu o empenho da equipe que trabalhou na efetivação das delegacias. “Meu reconhecimento ao seu papel e ao empenho de toda a equipe da Polícia Civil do nosso estado. Estabelecer prioridade é dar foco e planejamento. O enfrentamento ao feminicídio e à violência contra as mulheres não é apenas com discurso e retórica, é com atitude, com ações concretas como essas."

“Nós temos números estatísticos que comprovam que a violência contra a mulher está crescendo e, como mulheres e gestoras, estamos honrando o compromisso de continuarmos avançando na política de combate a essa violência tão covarde”, declarou Ana Cláudia Saraiva.

Houve também a ampliação do atendimento na Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), que passou a funcionar 24h, na zona Norte de Natal.