16 setembro 2021

Guarda Municipal deve receber novos rádios transceptores digitais de comunicação


A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) deve adquirir novos rádios transceptores digitais que serão direcionados ao serviço de comunicação operacional utilizado pelas guarnições de patrulhamento de rua da Guarda Municipal do Natal (GMN). O Termo de Homologação da licitação para aquisição dos equipamentos foi publicado no Diário Oficial do Município dessa quarta-feira (15).

Os novos rádios transceptores serão de dois modelos distintos, sendo um para uso nas viaturas de patrulha, com instalação fixa em cada um dos veículos da GMN que atuam em rondas preventivas, e o outro portátil, ou seja, que pode ser conduzido pelo guardas municipais em ações de patrulhamento a pé ou em missões em que haja deslocamento que se distancia da viatura de apoio.

De acordo com o comandante da GMN, Alberfran Grilo, os dois tipos de rádios comunicadores são de suma importância para a comunicação das guarnições entre si, no sentido de ampliar a segurança do agente e de conceder mais eficiência ao serviço de segurança pública operado pela Guarda. “Esse é mais um investimento que a Prefeitura está fazendo na melhoria da segurança pública de Natal. No serviço de segurança, a comunicação é prioridade para o êxito nas ações de prevenção e de combate a delitos”, comentou.

Outro ponto é que o sistema que em que serão ligados os rádios de comunicação é o mesmo emitido pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), onde fazem parte as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, como também outras forças de segurança e de defesa social do estado e do município. Os equipamentos portáteis devem ainda acompanhar microfone para ser fixado na lapela do agente, como também base para recarga das baterias.