04 setembro 2021

Macaíba ganhará central de videomonitoramento moderna e 100% integrada às forças de segurança do Estado


O município de Macaíba vai ganhar uma central de videomonitoramento moderna e totalmente integrada ao sistema de segurança pública do RN. A central será uma das mais modernas do estado potiguar e ligada completamente às forças da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Toda sua operação será feita pela Polícia Militar, por meio da posição de despacho da Região Metropolitana Norte, que funcionará dentro da sede própria da central macaibense.

Todo o projeto do centro de vigilância está sendo desenvolvido por técnicos com vasta experiência em segurança pública. A previsão é que a construção dessa central de videomonitoramento tenha início ainda neste ano de 2021.

Segurança pública foi o maior problema encontrado pela atual administração municipal. Macaíba sairá de zero real para milhões investidos em segurança ao longo dos próximos anos. Desde que assumiu, um dos principais focos da gestão Emídio Jr. foi planejar ações concretas na área pública municipal de segurança.

Com a implantação da nova central de videomonitoramento a ser construída na cidade, por exemplo, após uma ocorrência ser captada por uma câmera, o CIOSP poderá ter o controle em tempo real e saber a identificação exata do dispositivo e o seu local de abrangência, mobilizando prontamente uma equipe de policiais que estiver mais próxima do fato ocorrido. As câmeras terão visão de longo alcance e serão instaladas em locais estratégicos das zonas urbana e rural, após estudos e levantamentos prévios, que estão sendo feitos por técnicos especializados.

Além da implantação desse novo recurso, que irá colaborar significativamente com a segurança da população de Macaíba, o prefeito Emídio Jr. está viabilizando a criação da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Segurança Pública, defesa civil, entre outras.