sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Macaíba: Prefeito Emídio Jr reinaugura CAPS II e anuncia reforço no atendimento médico

| |

Na manhã desta sexta-feira (10), foi realizada a reinauguração das novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II). A obra da atual gestão promoveu a revitalização do espaço, deixando a estrutura totalmente renovada e com qualidade e conforto para atender a população.

Na oportunidade, o prefeito Emídio Jr anunciou o aumento no atendimento psiquiátrico e terapêutico na unidade. O Centro agora passa a ter dois dias de atendimento com a psiquiatra e a terapeuta ocupacional sai de 20 para 30 horas semanais de atendimento. Na solenidade, também houve um momento com uma paciente do CAPS II, Ana Maria Faustino, onde foi feita a leitura de um poema.

O prefeito Emídio Jr comemorou a reforma, parabenizou a equipe do Centro, comentou acerca da importância do atendimento humanizado e falou sobre o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. "Todos os funcionários aqui do CAPS II estão de parabéns. Os usuários que vem para cá em busca de tratamento são muito bem acolhidos aqui nessa nova casa, com atendimento humanizado e que se estende para além do CAPS, indo para todas as repartições públicas do nosso município, que é a diretriz dada para todos os nossos colaboradores e funcionários: atender com maestria para nossa população", comenta.

"Não foi à toa que escolhemos este dia para estarmos aqui. Essa ação é para que nós possamos reinaugurar esse espaço, dar um recado a toda a sociedade macaibense de que precisamos dar uma atenção diferente aos pacientes que estão aqui. Que esse 10 de setembro sirva para que possamos, cada vez mais, orientar e difundir a importância do Setembro Amarelo", acrescenta o gestor.

A psicóloga do CAPS II, Ianny Ribeiro, falou da importância da obra. "Há muitos anos a gente esperava por esse momento, por essa obra. Agora nós tivemos essa oportunidade e estamos aproveitando, até mesmo para que, de certa forma, seja condizente com o tratamento que é oferecido, que é pensando no bem-estar dos pacientes", explica.

O dispositivo de honra da cerimônia contou com a presença do prefeito Emídio Jr e do vice-prefeito Netinho França, da vereadora Rita de Cássia (representando a câmara municipal), Roberta Guilhermina (secretária municipal de saúde), Januário de Souza (coordenador do CAPS II). Os vereadores(as) Aroldo da Saúde, Jailson Brito, Erika Emídio, Zeca da Pesca, João de Damião, Socorro Nogueira, Dadaia Ribeiro, e toda a equipe do CAPS II e usuários do Centro também estiveram presentes.

Ainda nesta sexta-feira, antes de participar da reinauguração do CAPS II, o prefeito esteve presente no café da manhã solidário em comemoração aos 18 anos da Oikos, fundação que atende crianças, adolescentes e seus familiares em situação de vulnerabilidade e risco social.

E durante a tarde, foi realizada uma ação na Praça Paulo Holanda Paz para falar sobre a importância das ações do mês, da necessidade de ajuda profissional, da atenção aos possíveis sinais, e também sobre o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O CAPS II atua no tratamento de transtornos psicossociais severos e conta com uma equipe composta por psiquiatras, terapeuta ocupacional, enfermeiro, psicólogos, assistente social, técnicos de enfermagem, pedagogos e auxiliar administrativo.