sábado, 25 de setembro de 2021

MERCADO DE PETRÓPOLIS E BAR DA NEIDE SÃO DESTAQUES DO NOVO EPISÓDIO DE PAPO DE FOGÃO RAIZ

| |

Patrimônio Cultural de Natal, o Mercado de Petrópolis tem 53 anos de história e sua fama vem da diversidade de negócios e intensa movimentação cultural na praça. O local possui 56 boxes com artesanato, ateliês, restauradores de obras de arte, peixaria, antiquários, sebos de livros, discos, galerias e restaurantes de comidas variadas. Exemplo é o tradicional Restaurante da Dalila, famoso pelo café reforçado regional.

É desse recanto do bairro de Petrópolis, na zona Leste de Natal, que o apresentador Fernando Amaral gravou o terceiro episódio da série "Papo de Fogão Raiz — Feiras Livres, Mercados e Ruas'', cuja temporada está em exibição pelo canal do Youtube e TVs abertas em Natal e outras capitais do Nordeste. O episódio estará disponível a partir de domingo.

“O Mercado de Petrópolis é um point gastronômico e cultural de Natal, um local que deve ser visitado pelos natalenses e turistas. É um patrimônio da cidade e sua diversidade de negócios é o atrativo do lugar. Aqui se come bem e também se faz ótimas compras. Sem falar nos restaurantes tradicionais como o da Dalila, que está na memória afetiva de todo natalense”, comentou o apresentador.


Apresenta ao público a exímia cozinheira Neide, do Bar da Neide, um agradável espaço localizado no largo Allan Kardec, nos fundos do Mercado de Petrópolis. Sob as árvores frondosas do lugar, o cliente pode degustar um delicioso chambaril, iguaria que é também conhecida como ossobuco, e outras comidinhas como a tulipa de frango na brasa.

Enquanto apresenta a receita, Dona Neide conta que veio para Natal, de Paraú, há 17 anos, e faz cinco que está com seu bar nos fundos do Mercado. Conta que aprendeu os segredos da cozinha regional na casa onde trabalhou do casal Werneck e Tatiana. “Eles são apaixonados por comida e me ensinaram tudo sobre temperos”. A comida de Neide é aromática e seu chambaril é famoso.

No episódio também tem a Dica Rápida, diretamente do Bar da Cacá, no Mercado do Peixe, no Canto do Mangue, onde Elineide Venâncio ensina a preparar o camarão no alho e óleo no ponto certo. Um prato que é a cara do final de semana.


A temporada "Papo de Fogão Raiz — Feiras Livres, Mercados e Ruas'' está no canal do Youtube do Papo de Fogão, aos sábados na Band Nordeste: Alagoas (7h) e Maranhão (10h30); pela TV Correio/Record da Paraíba (13h30) e aos domingos na TV Tropical do RN (10h).

“Papo de Fogão Raiz - Feiras Livres, Mercados e Ruas” é patrocinado pela Prefeitura de Natal através do Programa Djalma Maranhão, Unimed Natal e DNA Center. Ao todo, são dez programas, um a cada mês, onde o espectador conhece a história de cada cozinheiro convidado e os pratos que ele prepara há vários anos nesses ambientes populares da capital.

A partir de uma grande pesquisa nos locais, a temporada revela a gastronomia popular e seus fazedores, cozinheiras e cozinheiros que estão espalhados pela cidade preparando comida como se fazia antigamente. De métodos simples, essa cozinha traz a força nos temperos. É uma comida carregada de histórias sobre o povo de um lugar.

Os programas visitam as principais feiras e mercados de Natal. Estão mapeados o Mercado da Seis, Mercado das Quintas, Mercado do Peixe, Mercado de Petrópolis e as feiras do Alecrim, Quintas, São José e Rocas. Também foram inseridos, no quesito ruas, os comerciantes do Beco da Lama e adjacências.

Papo de Fogão Raiz 2021

"Papo de Fogão Raiz - Feiras Livres, Mercados e Ruas"
3ª episódio, domingo pelo canal do Youtube do Papo de Fogão e TV aberta. Band Nordeste aos sábados: Alagoas (7h) e Maranhão (10h30);

TV Correio/Record da Paraíba (13h30) e aos domingos na TV Tropical do RN (10h)