quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Prefeitura do Natal lança Campanha Setembro Dourado

| |

A campanha do Setembro Dourado, período em que se fortalecem as ações de prevenção e combate ao câncer infantojuvenil, foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (08), pelo prefeito do Natal, Álvaro Dias, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão. A gestão municipal anunciou uma campanha publicitária que será veiculada nas emissoras de rádio, TV e de mídia na internet, via redes sociais ao longo do mês para sensibilizar e conscientizar a sociedade a respeito da importância do tema.

O prefeito destacou que a iniciativa é fundamental, pois contribui na preservação de vidas, já que ao se alertar para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, as chances de cura dos pacientes são ampliadas. Ele observa que a Prefeitura está toda integrada para ser multiplicadora da campanha. “Eu sou médico pediatra e sei que o câncer é uma doença perversa e muito danosa. O lançamento dessa campanha é significativa pelas muitas vidas que serão salvas. Lembro que são muitas as chances de cura com o diagnóstico e o tratamento precoce”.

A Casa Durval Paiva divulgou um depoimento dos familiares de Maria Luíza e falou em nome das mães que têm filhos em tratamento contra o câncer. “Graças a Deus e ao trabalho dos médicos minha filha está evoluindo bem e confiamos na sua plena recuperação. Ouçam seus filhos. Deixo a mensagem para todos os pais que prestem atenção nos seus filhos e ao menor sinal vão ao médico para investigar”.

Para Rilder Campos, presidente da Casa Durval Paiva, o poder público municipal presta um grande serviço à sociedade ao promover e intensificar o Setembro Dourado: “Já está virando rotina vir todos os anos falar sobre o Setembro Dourado aqui na Prefeitura. O câncer é um problema de toda a sociedade. É preciso que todos tenham conhecimento dos sinais e sintomas. A Prefeitura do Natal é uma parceira antiga da nossa causa e ficamos felizes com a forma que o prefeito mobilizou a estrutura governamental para contribuir com a campanha. A criança precisa ter o direito constitucional de ser tratada e no tempo certo. Quando a doença é detectada em seu estágio inicial, as chances de cura chegam a 80%”.

Segundo o secretário da Semtas, Adjuto Dias, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é o primeiro serviço que chega às famílias de baixa renda e serão os portadores para propagar a campanha. Além disso, se comprometeu como agente de transformação da sociedade em abraçar, combater e multiplicar as informações para que as pessoas não esqueçam da sua importância.

O superintendente-adjunto da Liga Contra o Câncer, Ivo Barreto, trouxe novidades: A Liga inaugurou o aparelho de radioterapia mais moderno do país, que reduz o tempo de exposição da radiação para 10 minutos; A Liga irá inaugurar dentro de um mês a primeira sala de neurocirurgia que beneficiará principalmente as crianças, com a aquisição do melhor microscópio, comprado em Israel; e dentro de 30 a 60 dias irão iniciar a construção do primeiro hospital de pediatria oncológico do estado, com 40 leitos para internações e 10 leitos para UTI pediátrica oncológica, além de oito salas para atendimento, com todas as radioterapias disponíveis (radioterapia, quimioterapia e aparelhos de imagens).

SINTOMAS

Pais ou responsáveis precisam estar atentos a certos sintomas que as crianças e adolescentes podem apresentar, como palidez, dor óssea, hematomas ou sangramentos pelo corpo, caroços ou inchaços, especialmente se forem indolores e não acompanhados de febre ou outros sinais de infecção, perda de peso sem causa aparente, febre e sudorese noturna, tosse persistente ou falta de ar, alterações oculares (reflexo branco na pupila, estrabismo recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos), inchaço abdominal, dores de cabeça, especialmente se forem incomuns e contínuas, além de vômitos recorrentes pela manhã ou com piora durante o dia, dores nos membros e inchaços sem qualquer sinal de infecção ou trauma.