14 outubro 2021

Álvaro Dias visita Centro da Cidade e sugere ampliação dos investimentos da Prefeitura no bairro


O prefeito Álvaro Dias visitou o Centro Histórico da Cidade Alta, na tarde desta quarta-feira (13), com objetivo de avaliar a ampliação de investimentos da Prefeitura no bairro, que vem recebendo um grande volume de investimentos. Um dos locais vistoriados pelo gestor e sua equipe, foi a rua Coronel Cascudo, nas imediações da rua Princesa Isabel e avenida Deodoro, onde hoje, se concentram novos negócios de comércio e alimentação. O local passará por recuperação do calçadão e melhoria da acessibilidade, semelhante à etapa que contempla o Beco da Lama.

O chefe do Executivo municipal também conversou com a equipe durante visita à rua João Pessoa, que integra o corredor de obras de reurbanização do Centro. “Aqui é parte do Centro Histórico que receberá toda a atenção da Prefeitura. Assim, devemos ampliar com a melhoria da estrutura para tornar o local ainda mais agradável”, comentou.

Pela manhã, Álvaro Dias se reuniu com Rodrigo Monteiro de Vasconcelos e Henrique Helinski Holanda, presidente e vice-presidente, respectivamente, da Associação dos Empresários e Moradores do Centro de Natal (Viva o Centro). Na oportunidade, eles conversaram sobre o reforço das parcerias entre a gestão municipal e a entidade com o objetivo de fortalecer as ações voltadas à valorização da Cidade Alta e do Centro Histórico.

O prefeito disse que a Prefeitura tem todo o interesse em revitalizar a região, destacando que já existem ações sendo empreendidas para alcançar este objetivo. Ele lembrou do projeto de requalificação do Beco da Lama que começou com as pinturas dos painéis de arte grafite e agora avançou para a completa repaginação do espaço com a execução de serviços de drenagem, esgotamento sanitário, instalações hidráulicas, elétricas, retirada de quase toda a posteação com toda fiação subterrânea e substituição de todo o passeio da via.

Outra área tradicional da região que foi completamente reformada pela Prefeitura, é o Espaço Cultural Ruy Pereira. O local passou por diversas intervenções, como troca do seu pavimento, tratamento de drenagem e esgoto, rede elétrica, rede de telecomunicações, iluminação subterrânea, mudança da entrada para a rua Princesa Isabel e a instalação de um palco permanente para a realização de manifestações artísticas, incluindo cobertura termoacústica. No aspecto estético urbanístico, a gestão investiu na grafitagem dos muros que cercam a área.

Além disso, Álvaro Dias falou sobre a urbanização das calçadas da avenida Rio Branco, principal corredor da região. As obras de modernização estão em estágio avançado e irão garantir mais acessibilidade e melhorar a mobilidade de quem caminha pelas ruas da cidade. A primeira quadra da intervenção está sendo concluída e vai da rua Apodi até as proximidades do Complexo Cultural Ruy Pereira.

Nessa reposição, estão sendo adotadas as placas pré-moldadas de concreto de alto desempenho, material utilizado no mundo inteiro, que garante o caminhar seguro para todos os pedestres. O projeto também inclui a colocação de mobiliário, como bancos e lixeiras, o replantio de árvores ao longo da avenida, assim como a instalação de ciclovias e de novas áreas de estacionamento para quem vai às compras ou ao trabalho.

“O Centro da Cidade é uma região estratégica e vem tendo uma atenção especial. Temos aqui uma vocação comercial pujante, bem como a região reúne um potencial cultural e histórico enorme que precisa ser explorado. Precisamos dotar o bairro de toda infraestrutura necessária e estamos avançando com esse trabalho. Com essas ações integradas, trazer de volta as pessoas para morarem, investirem e viverem nesses espaços urbanos que após as nossas intervenções, serão um exemplo de uma política urbana exitosa”, detalhou Álvaro Dias. O prefeito anunciou ainda que a administração está finalizando o projeto de reurbanização da avenida João Pessoa, que promete ser um dos destaques desse processo de revitalização do Centro da Cidade.

As principais vias e corredores de transporte público do Centro da Cidade também receberam investimentos da Prefeitura. Receberam uma nova malha asfáltica na Avenida Rio Branco (trecho entre a Rua Silveira Barreto com Av. Gustavo Cordeiro de Farias); rua Ulisses Caldas (trecho Largo da Av. Câmara Cascudo com a Av. Marechal Deodoro da Fonseca), Av. Deodoro da Fonseca (trecho entre a rua Meira e Sá com a Av. Gustavo Cordeiro de Farias); rua Santo Antônio e a rua Dom Pedro I (trecho entre a rua Padre João Manoel e Av. Junqueira Aires).

A Prefeitura reforçou também o número de lixeiras, investiu na melhoria da iluminação e executa diariamente a limpeza da região com equipes de conservação, manutenção e limpeza da secretaria municipal de Serviços Urbanos e da Companhia Municipal de Serviços Urbanos (Urbana). Além disso, ampliou o patrulhamento ostensivo com o apoio das equipes da Guarda Municipal de Natal.

Os novos diretores da Viva o Centro parabenizaram o prefeito pelo olhar diferenciado que vem tendo com o Centro da Cidade, bem como se colocaram à disposição para ampliar o diálogo com vistas ao reforço do atendimento das demandas apresentadas tanto pelos moradores quanto pelos empresários da região: “Precisamos reconhecer que o volume de intervenções realizadas pela gestão do prefeito Álvaro Dias no Centro da Cidade foi o maior dos últimos anos. Ele teve a sensibilidade e reconheceu a importância da região para a cidade. Estamos aqui para agradecer e nos colocar à disposição para contribuir sempre pensando no desenvolvimento da cidade. O Centro da Cidade forte significa muito e todos nós temos a ganhar com a valorização da região”, disse Rodrigo Monteiro de Vasconcelos.