25 outubro 2021

"Asas Livres": PRF executa operação de combate à crimes ambientais no interior do RN


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na manhã deste domingo (24/10), entre os municípios de Jandaíra e Poço Branco/RN, uma Operação voltada ao combate a Crimes Ambientais que resultou no resgate de 98 pássaros silvestres, quatro tatus-pebas, dois timbus e dois tamanduás-mirim e, ainda, na lavratura de nove Termos Circunstanciados de Ocorrência.

Durante a execução da Operação intitulada “Asas Livres”, policiais rodoviários federais abordaram na BR 406, no município de Jandaíra, três condutores de motocicletas que carregavam equipamentos de caça e dois deles ainda estavam com dois cachorros cada um que eram utilizados para caçar animais silvestres. De posse destes condutores, foram resgatados quatro tatus-pebas, dois timbus e dois tamanduás-mirins.

Dando continuidade à Operação, a PRF recebeu algumas denunciais anônimas que, em algumas residências dos municípios de Jandaíra e Poço Branco, existiriam aves silvestres sendo criadas em cativeiro. Equipes da PRF diligenciaram aos locais indicados, onde foi possível resgatar em cinco residências distintas, um total de 98 aves de várias espécies da fauna silvestre.

Os responsáveis pelos animais assinaram Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e responderão pelo crime tipificado no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).

Os animais foram encaminhados à Companhia Independente de proteção Ambiental – CIPAM em Natal/RN.