sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Comissão da Câmara Municipal de Natal visita unidade de saúde na zona norte, no Conjunto Santarém nesta sexta-feira (15)

| |

Nesta sexta-feira (15), a Comissão de Saúde, Previdência e de Assistência Social da Câmara Municipal de Natal deu prosseguimento ao cronograma de visitas fiscalizatórias nos estabelecimentos de saúde da capital potiguar. Desta vez, os parlamentares inspecionaram a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto Santarém, bairro Potengi, zona Norte. Estiveram presentes no encontro o vereador Preto Aquino (PSD), a vereadora Camila Araújo (PSD) e os vereadores Herberth Sena (PL), Luciano Nascimento (PTB) e Geovane Peixoto (PTB).

O presidente da comissão, vereador Preto Aquino, apontou problemas estruturais como o maior desafio para o bom funcionamento da unidade. "Cada posto de saúde tem sua história e especificidades. Aqui no Conjunto Santarém, deu para perceber que o quantitativo de profissionais está próximo do ideal para atender a demanda da comunidade. Já a estrutura precisa melhorar bastante, pois não consegue mais acomodar toda a equipe de forma satisfatória. Portanto, precisa de uma reforma para solucionar as falhas que encontramos".

Já o vereador Herberth Sena, ressaltou o bom funcionamento da farmácia da UBS. "Apesar das dificuldades, vimos muitos serviços sendo ofertados a contento, por exemplo, o setor de medicamentos está completo. Quanto aos desafios ocasionados pela deficiência na estrutura, constatamos que a unidade possui um terreno que possibilita a ampliação do prédio, haja vista que chegamos a um consenso sobre a necessidade da reforma".

Para o vereador Geovane Peixoto, o cenário encontrado na unidade do Conjunto Santarém é comum em quase todos os postos de saúde da capital potiguar. "Durante a visita, nos deparamos com salas que comportam até três equipes, o que não favorece o trabalho dos profissionais. Dito isso, vamos preparar um relatório e encaminhá-lo para que a Secretaria Municipal de Saúde tome as devidas providências", concluiu.