domingo, 10 de outubro de 2021

Fiéis se despedem do padre Tiago Theisen

| |

Fiéis se despediram na manhã, deste domingo (10), do padre Tiago Theisen, que morreu neste sábado (09), aos 90 anos de idade. A missa de exéquias foi celebrada pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha às 8h, na Capela de Santa Cruz, no bairro Igapó, na Zona Norte de Natal. Em seguida, o corpo foi sepultado no local, na presença de diversos fiéis.

O corpo foi velado no sábado na Igreja Matriz de Santa Maria Mãe, no conjunto Santa Catarina, também na Zona Norte de cidade, onde era pároco. 

Tiago - a história

O padre estava internado em um hospital particular na capital potiguar. Padre Tiago Jacquest Theisen nasceu em 23 de outubro de 1930, na cidade de Namur, na Bélgica, e foi ordenado sacerdote em 31 de julho de 1955. Ele chegou ao Brasil em 1968 e fixou residência em Natal, onde se destacou no trabalho da evangelização e da educação. 

Em nota, a Arquidiocese de Natal lamentou a morte do padre Tiago e destacou que "sempre atento à evangelização, à educação e à cidadania, o sacerdote belga ajudou a construir a Zona Norte. Ao longo dos anos, edificou mais de 40 capelas. A estratégia dele era construir um jardim de infância ao lado de cada capela edificada". 

Segundo a Arquidiocese, padre Tiago conseguiu construir 34 jardins para alfabetizar crianças em uma faixa territorial que ia do bairro das Quintas, na Zona Oeste de Natal, até à praia de Pitangui, no litoral Norte. 

Desde 2010, ele era pároco emérito da Paróquia de Santa Maria Mãe, no Conjunto Santa Catarina.