20 outubro 2021

Governo firma parceria para recuperar estrada para o Santuário do Lima e instalar fábricas


O acesso a um dos principais pontos de visitação religiosa e exercício de fé, o Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis, mais conhecido como Santuário do Lima, na cidade de Patu, na região Oeste, vai ganhar recapeamento asfáltico através de um convênio firmado pelo Governo do RN com a prefeitura.

A Serra do Lima tem extensão de oito quilômetros e altitude que varia entre 400 e 600 metros acima do nível do mar. Na serra, está localizado o Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis, conhecido como Santuário do Lima, que recebe em média cem mil visitantes por ano. A estrada de acesso precisa de conservação em 2,6 quilômetros. O valor estimado da obra é de R$ 1,8 milhão e a previsão de conclusão é para março de 2022. O santuário detém o título honorífico de 13ª Basílica do Brasil e é considerado por voto popular uma das sete maravilhas do RN.

"Estamos tratando de um dos pontos de maior demanda turística religiosa em nosso Estado. E turismo é atividade econômica que impacta em mais de 50 setores, gerando oportunidades de trabalho e renda. Além disso, melhorar as condições de acesso favorece a interiorização do turismo. O RN não é só sol e mar. Temos história, temos cultura, música, artesanato, gastronomia e regiões de Serra em nosso território que favorecem o turismo de aventura. Daí a importância deste investimento que contribui com melhor infraestrutura para o desenvolvimento regional", declarou a governadora professora Fátima Bezerra.

"A parceria com a prefeitura se consolida ainda mais. Com a assinatura do convênio, hoje, vamos partir para licitar e executar a obra que terá o acompanhamento do DER", pontuou o prefeito Rivelino Câmara.

RECONHECIMENTO POR LEI

Por proposição da deputada estadual Isolda Dantas, tramita na Assembleia Legislativa projeto de Lei reconhecendo como Patrimônio Imaterial, Histórico, Cultural, Paisagístico, Turístico e Religioso do Estado o Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis. 

INSTALAÇÃO DE FÁBRICAS

Em mais uma ação de parceria, Governo e município assinaram protocolo de intenções para instalação de três fábricas em Patu. A primeira será uma fábrica de bonés que vai gerar 80 empregos. As outras, serão uma fábrica para confecção de lençóis e uma oficina de costura. Os três empreendimentos, juntos, deverão gerar 300 empregos.

"Fazer o que o povo precisa para melhorar de vida. É isso que o Governo está fazendo. Trabalhando de mais dados consolidando parcerias, agilizando licenciamentos, definindo regime fiscal especial para instalação de novas empresas, indústrias e fábricas, criamos as condições para a geração de trabalho, empregos e renda e promovendo o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade", afirmou a governadora.