04 outubro 2021

Guarda Municipal realiza três resgates de animais silvestres no final de semana


Três animais silvestres foram resgatados durante o final de semana pelas equipes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN). As ações resultaram no salvamento de uma serpente azulão-bóia, um frango-d'água-comum e um filhote de pássaro. Todos os animais estavam dentro da área urbana da capital.

Na primeira situação, os guardas municipais foram acionados para resgate de uma serpente azulão-bóia que se encontrava circulando na área de lazer da Escola Municipal Arnaldo Monteiro, no Conjunto Pirangi, zona Sul de Natal. A serpente, que possui dentes inoculadores de peçonha com baixa toxicidade para humanos, chegou a picar o guarda municipal que fez o resgate, porém, o equipamento de proteção utilizado nas mãos do agente impossibilitou o sucesso da picada.

“A cobra estava no playground da escola e a guarnição conseguiu fazer o resgate, avaliar a saúde do animal e em seguida fazer a soltura no Zona de Proteção Ambiental 05, onde fica localizada a Lagoinha, no bairro de Ponta Negra”, contou o coordenador do Gaam/GMN, Isaac Cruz.

O segundo resgate tratou de um frango-d'água-comum que foi encontrado nos fundos de um bar situado na avenida Prudente de Morais, no bairro Vermelho. O animal foi capturado pela guarnição ambiental e também estava em bom estado de saúde, sendo encaminhado ao Centro de Triagem do Ibama.

Na terceira ação de proteção à fauna, os guardas municipais encontraram um filhote de pássaro fora do ninho. Por ser ainda filhote e não ter como sobreviver sozinho, o pássaro foi entregue aos cuidados do Ibama, que tem um setor responsável para cuidar e realizar a soltura desse tipo de animal silvestre.

Para acionar as equipes de resgate de animais silvestres da Guarda Municipal, o cidadão pode ligar para o número 190 do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) que as guarnições serão deslocadas ao local da ocorrência.