25 outubro 2021

Klaus Araújo cobra implantação da lei que Inclui atividades de psicomotricidade nas escolas de Natal


O vereador Klaus Araújo (SD), cobra a implantação da Lei 156/2018 que institui na rede pública municipal de educação, atividades de Psicomotricidade Relacional nos níveis de Educação Infantil e nas primeiras séries do Ensino Fundamental. O projeto foi sancionado desde o ano de 2019, e vai trazer diversos benefícios para e educação de Natal.

“Essa é uma questão importante principalmente para o acompanhamento e tratamento de crianças autistas que estudam na rede pública. Vamos garantir o acesso a profissionais adequados e capacitados e, ajudar as crianças a descobrirem e desenvolver suas habilidades diárias através de práticas que valorizem todo o conjunto de ações ao longo de sua jornada escolar. Essa lei foi sancionada em 2019, mas até agora, não foi colocada em prática. Precisamos de mais sensibilidade por parte do governo", afirmou o vereador Klaus Araújo.

Criada na década de setenta pelo educador francês André Lapierre, a Psicomotricidade Relacional é uma prática educativa, que permite a crianças e adolescentes expressarem seus conflitos relacionais, superando-os através do brincar, ajudando na formação integral. Através de atividades lúdicas, as crianças são envolvidas em situações que permitem revelar, de modo natural, o que se passa no seu mundo interior, expressando seus desejos, necessidades e dificuldades, sem a necessidade de expressões verbais.