sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Ministro das Comunicações inaugura complexo laboratorial referência em 5G

| |

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, participou em Campinas (SP), nesta sexta-feira (8/10), da inauguração de um novo espaço de última geração para testes relacionados a redes de comunicação, com ênfase no 5G e em novas tecnologias. Trata-se do Complexo Laboratorial de Conectividade do Centro de Pesquisa de Desenvolvimento Tecnológico em Telecomunicações (CPqD).

Faria ressaltou a importância do ambiente de inovação para avançar em pesquisas e estudos diante da chegada da tecnologia de quinta geração móvel. "O CPqD tem muita coisa para contribuir com o 5G no Brasil. Por exemplo, com a Internet das Coisas — que o nosso país tem tudo para ser um grande exportador de soluções — e com o Open Ran também. Estamos conversando com países sobre isso. Essa solução será muito importante para todos nós", salientou.


No Complexo Laboratorial de Conectividade do CPqD, estarão reunidos pesquisadores e desenvolvedores de diferentes áreas que promovem ensaios em equipamentos e em elementos de redes de comunicação. O ambiente inovador, moderno e seguro irá potencializar as aplicações do 5G em diversos setores.

Durante o evento, o ministro frisou que incentivar o desenvolvimento tecnológico do setor de telecomunicações é uma prioridade do Governo Federal. "Eu quero aqui deixar o compromisso que iremos aumentar a parceria do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações) com o CPqD", reforçou. Em agosto, o Conselho Gestor do Fundo aprovou liberação de R$ 45 milhões, entre 2021 e 2023, para a Fundação CPqD aplicar em projetos de pesquisa e desenvolvimento.

A inauguração do Complexo Laboratorial de Conectividade faz parte dos eventos que marcam os 45 anos do CPqD.