sábado, 9 de outubro de 2021

Movimenta Mulheres e Mulherio das Letras Nísia Floresta promovem Cortejo Poético em memória dos 211 anos da educadora Nísia Floresta

| |

No próximo dia 12 de outubro, o Grupo Movimenta Mulheres (RN) e o Mulherio das Letras Nísia Floresta (RN) realizarão um evento em memória da educadora Nísia Floresta, que completa 211 anos.

O evento “Nísia Floresta: um abraço à mãe Terra”, que acontecerá no município que carrega o nome da considerada primeira feminista do Brasil, vem carregado de significados.

“A importância de se realizar um tributo à Nísia Floresta, é necessária para mantermos acesa a memória daquela que foi a introdutora do pensamento feminista no Brasil, militando em prol dos direitos humanos e da liberdade de uma maioria minorizada: negros, indígenas e mulheres. Por fim, pelo fato de ter sido pioneira em pensar uma educação para mulheres, vislumbrando a participação destas na vida social” destaca Kalina Paiva, Professora, Coordenadora da pasta de Letras e Literatura do Movimenta Mulheres RN e uma das organizadoras do evento.

Na abertura desta ação, os Coletivos Feministas realizarão um abraço simbólico no Baobá, localizado no centro da cidade. Em seguida, caminharão, promovendo um cortejo poético até o mausoléu da escritora, regado a recital de poesia e música.

O encerramento ocorrerá com a plantação de mudas, simbolizando a mensagem da preservação ambiental, uma das bandeiras da eterna educadora.

“O Movimenta Mulheres tem a obrigação de não deixar com que a memória de Nísia Floresta Brasileira Augusta seja esquecida. Bebemos do seu legado e somos privilegiadas por ele. Que todas, jamais, esqueçam que carregamos Nísia em nosso DNA Potiguar.” afirmam as Presidentas Isabella Lauar, Karenina Lima e Caroline Maciel.

“A ação é digna de Nísia Floresta. Uma mulher de muitas faces. Uma floresta inteira. Esperamos vocês.” completa Rejane de Sousa, Coordenadora do Mulherio das Letras Nísia Floresta RN e integrante do Movimenta Mulheres RN.