07 outubro 2021

Mutirão de mamografias conta com serviço de corte de cabelo na Câmara de Natal

Foto: Francisco de Assis

No mutirão de mamografias promovido pela Câmara Municipal de Natal com o Grupo Reviver, as mulheres tiveram nesta quarta-feira (06), um serviço de corte de cabelo gratuito, iniciativa do gabinete da vereadora Ana Paula (PL), que destacou ainda a realização da campanha de doação de lenços, de no mínimo 60 cm, que também segue em andamento na Câmara durante este Outubro Rosa.

A ação foi desenvolvida para estimular as mulheres na realização do exame. "Viemos acolher as mulheres oferecendo um serviço de beleza para levantar a autoestima, mudando o visual daquelas que quiserem e destacando a importância de realizar a mamografia e também o autoexame, que pode ser feito em casa. Também relembramos que a Câmara continua sendo ponto de arrecadação de lenços, uma prática que já existia e que foi oficializada na Câmara pelo nosso mandato desde 2019, através de um projeto de resolução", destacou a parlamentar.

Quem se encarregou voluntariamente de atender as mulheres que queriam mudar o visual foi o cabeleireiro Francisco Francenildo, servidor da Câmara no gabinete da vereadora. "É muito gratificante contribuir com essa campanha através de um dos meus trabalhos. Inclusive, elas também puderam doar seus cabelos, que a gente recolheu para o Grupo Reviver enviar para a fabricação de perucas que poderão ser doadas às mulheres que precisam raspar a cabeça durante o tratamento do câncer", disse ele.

A dona de casa Severina da Silva de Oliveira, de 68 anos, foi ao mutirão de mamografia com outras mulheres da família e se mostrou satisfeita com a iniciativa. "Sempre faço o exame e já estava no tempo de fazer de novo. Eu estava esperando a oportunidade e vou chegar em casa mais arrumada do que saí. Queria que todas as mulheres tivessem facilidade em fazer e terem mais chances de cura", declarou.

O Grupo Reviver permanecerá com sua unidade móvel estacionada na avenida Jundiaí, em frente à Câmara Municipal até a próxima sexta-feira (08), para a realização dos exames de mamografia. A partir das 7h são distribuídas fichas, dentro da capacidade de atendimento da unidade. É necessário apresentar o cartão SUS de Natal, comprovante de residência, e documento de identidade.