08 outubro 2021

Prefeitura e Estado se reúnem para discutir segurança de Parnamirim 


A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem) se reuniu nesta sexta-feira (08), com os representantes da segurança do Governo do Estado, para discutir propostas da gestão municipal para a melhoria da segurança de Parnamirim.

Na ocasião, estiveram presentes o secretário da Sesdem, Marcondes Pinheiro, em representação também ao Prefeito Rosano Taveira, e os vereadores da Câmara Municipal. Na oportunidade, foi solicitada a implantação da Delegacia de Plantão, a qual foi atendida e será instalada no mês de dezembro, abrangendo também seus serviços para a região metropolitana, porém, com sede no município. Foi solicitado também, através de pleito, que o Batalhão de Parnamirim atenda exclusivamente demandas da cidade, além da sua mudança de local, sendo realocado para o Centro.

De acordo com o titular da Sesdem, Marcondes Pinheiro, as solicitações foram aceitas. "Nossas solicitações foram muito bem recebidas, acatadas e serão colocadas em prática até o final do ano", disse.

A Prefeitura de Parnamirim, nos últimos anos, firmou como compromisso da gestão municipal, a segurança no município. Até o momento, Parnamirim possui Delegacia de Homicídios, Delegacia de Defesa da Mulher, e em breve será instalada a Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente, além da Delegacia do Idoso.

Nos últimos 10 meses, Parnamirim apresentou o índice de redução de homicídios em 33,5%. O índice reflete o investimento intensivo do Prefeito Rosano Taveira, em medidas de segurança para a cidade, como por exemplo, a implantação, que acontecerá no mês de dezembro, da Delegacia de Plantão, um projeto discutido no início da gestão e que possibilitará um melhor funcionamento do exercício do trabalho das forças policiais, o que não comprometerá o uso do veículo de segurança, visto que as viaturas necessitam se deslocar para Natal e realizar a efetivação do flagrante, podendo se estender por 3 horas.

Dentre outros investimentos, temos o Centro de Operações Integradas (COI) ou Central de Monitoramento, além da substituição das mais de 25 mil lâmpadas de vapor de mercúrio por lâmpadas de LED, e uma das grandes conquistas para Parnamirim e um dos principais compromissos da gestão, como a criação da Guarda Municipal, que atualmente passa pelo seu processo de aumento do efetivo.