09 novembro 2021

Artesanato natalense está presente na Multifeira Brasil Mostra Brasil

Peças foram selecionadas pela equipe da Semtas - Foto: Semtas

Responsável por gerir a política municipal de artesanato, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) segue oferecendo apoio aos artesãos da capital potiguar na divulgação e comercialização da produção artesanal. A mais nova ação executada pela Prefeitura de Natal para valorizar o segmento está acontecendo na Feira Brasil Mostra Brasil. Ao todo, 45 artesãos estão presentes no estande que a Semtas montou no evento. A Feira começou no último dia 05 de novembro e segue até o dia 15, das 16h às 22h na Arena das Dunas.

Nesta segunda-feira (8), o secretário da Semtas, Adjuto Dias, visitou a exposição e conheceu os artesãos. "A qualidade dos produtos elaborados pelos artesãos de Natal dispensa comentários. Temos obras de diversos estilos e formas. Quem vier passear pela feira, vai se encantar pelo nosso stand”, disse o secretário. “Estamos tendo uma excelente oportunidade para levar nossa cultura para todos os cantos, e de promover o fomento à economia, turismo e geração de emprego e renda”, destacou.

Mesmo diante das dificuldades relacionadas à pandemia, os artesãos estão entusiasmados com a 26ª edição da Feira. O objetivo é contribuir com o reaquecimento da economia potiguar, fazendo uma feira focada nos empresários e no mercado local e regional. A Feira conta com a participação de artesãos de vários segmentos, como móveis, roupas, calçados, artigos de decoração, utilidades domésticas, além de uma programação cultural, com atrações da música potiguar.

Para a artesã Adriana Vasconcelos, que começou a fazer artesanato durante a pandemia, participar do evento é uma forma de incentivo aos artesãos, “Meu objetivo principal é ganhar visibilidade, e conseguir apresentar minha produção para todos os que estão aqui. Estamos expondo o que temos de melhor, e essa feira mostra o quanto é rica nossa cultura e a nossa arte”.

A Brasil Mostra Brasil está gerando 700 empregos diretos e indiretos e a expectativa é que cerca de 80 mil pessoas visitem o espaço até o dia 15 de novembro. O evento segue todas as medidas e protocolos de prevenção e distanciamento, incorporando medidas de saúde e segurança, com uso obrigatório de máscara, medição de temperatura, disponibilização de álcool em gel em diversos pontos, controle do número de pessoas que acessam o evento e a exigência do comprovante de vacinação.