23 novembro 2021

Câmara de Natal: Comissão de Saúde comparece à UBS Pajuçara, colegiado segue com as visitas fiscalizatórias


A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal deu sequência às visitas fiscalizatórias nas unidades básicas de saúde do município de Natal. Nesta segunda-feira (22), o colegiado esteve presente na Unidade Básica de Saúde Pajuçara, na zona Norte da capital. O presidente da comissão, vereador Preto Aquino (PSD), acompanhado dos vereadores Luciano Nascimento (PTB), Camila Araújo (PSD) e Herberth Sena (PL), inspecionou as instalações físicas e se reuniu com a equipe gestora para conhecer a realidade da UBS.

“Essa unidade tem uma demanda bastante significativa, já que o número de atendimento pode atingir até 60 mil pessoas, com atendimento médio diário de 300 usuários SUS. Sabemos que por mais que o servidor se doe, não há um quantitativo suficiente para atender um número tão alto. Além deste déficit de profissionais, há problemas estruturais como banheiros e salas desativadas, equipamentos velhos necessitando de manutenção ou substituição. O que temos aqui de melhor são os profissionais”, destacou.

“Vamos fazer um relatório com fotos, vídeos, relatos sobre os problemas encontrados e esperamos resolutividade da Secretaria Municipal de Saúde”, acrescentou Preto Aquino.

Para a vereadora Camila Araújo, os problemas encontrados na UBS Pajuçara são comuns em várias outras do munícipio. “Essa realidade não é tão diferente de tantas unidades que já visitamos. São as mesmas dificuldades. Essa unidade é ampla, a sala de fisioterapia, por exemplo, é bem equipada, mas há problemas sérios como falta de ventilação em salas e corredores. A unidade precisa urgentemente de ar-condicionado”, destacou.

“É uma unidade muito grande que precisa da atenção do poder público. São dois consultórios desativados por problemas de infiltração e a raiz de uma árvore está interditando seis banheiros. São muitos problemas estruturais”, reforçou Herberth Sena.

“A UBS do Pajuçara é um equipamento importante para a Zona Norte. Aqui também detectamos o que sempre estamos encontrando na saúde de Natal: déficit de plantonistas, médicos, dentistas, enfermeiros e equipe de apoio. Vamos fazer nosso relatório e entregar à SMS para terem em mãos um verdadeiro raio x sobre a unidade”, disse Luciano Nascimento.

Jucélio Domingos, diretor da UBS Pajuçara, reconheceu a alta procura por atendimento para um número insuficiente de profissionais. “São vários tipos de atendimento como serviço médico, fisioterapia, vacinas. Temos boa quantidade de insumos, mas precisamos de mais recursos humanos, especialmente dentista, pois só há um na unidade”.

A UBS Pajuçara funciona das 7h às 19h, de segunda à sexta-feira.