11 novembro 2021

Câmara de Natal declara Festa de Nossa Senhora da Apresentação como Patrimônio Cultural


O plenário da Câmara Municipal de Natal deu parecer favorável, em regime de urgência, a um projeto de lei do vereador Herberth Sena (PL) que declara a Festividade de Nossa Senhora da Apresentação como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Natal. Pelo projeto, entende-se como Patrimônio Cultural Imaterial: a missa realizada na Pedra do Rosário às 5h, as procissões, novenas, e demais celebrações referentes à festividade realizada na capital durante o mês de novembro.

“A cidade de Natal possui um rico patrimônio histórico, mas precisamos avançar no que se refere a políticas públicas que defendam os elementos históricos e culturais do nosso município. A aprovação de mais este projeto significa o reconhecimento da magnitude da Festa de Nossa da Apresentação realizada, anualmente, há mais de 250 anos, de acordo com os registros da Diocese de Natal”, justificou Herberth Sena.

Foi acatada, em primeira discussão, uma proposição do vereador Robson Carvalho (PDT) que declara como Patrimônio Cultural de Natal a Escadaria de Mãe Luíza. "Este equipamento público já é um dos símbolos da cidade. Nada mais justo do que oficializarmos essa condição", defendeu o propositor.