segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Campanha pelo fim da violência contra a mulher será lançada dia 25

| |
Crédito da foto: Divulgação Semul/PMN

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), lança a campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra Mulheres e Meninas”. O início da campanha será no próximo dia 25, na data alusiva ao “Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher”. O lançamento oficial será feito pelo prefeito Álvaro Dias e pela secretária Andrea Ramalho, titular da Semul.

Neste ano, a Semul apresentará uma pesquisa de opinião sobre assédio sexual em bares e restaurantes na cidade do Natal. A pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo das violências vivenciadas pelas mulheres em nossa cidade, nos espaços de lazer e entretenimento, embasando o calendário de ações neste fim de ano.
Entre os dias 01 e 12 de dezembro, a Semul vai conduzir as entregas de cartazes e “violentômetro” que divulgam informações e orientações para as mulheres frequentadoras de bares, restaurantes e eventos, incluindo o calendário do Carnatal. Os cartazes cumprem o que dispõe a Lei Municipal Nº 130/2021.

Os 16 dias de ativismo englobam também a “Campanha do Laço Branco - Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher”, mundialmente celebrado em 6 de dezembro e finaliza com a comemoração do “Dia Internacional dos Direitos Humanos”, em 10 de dezembro.

Programação:

Dia 25/11 – Lançamento da campanha e apresentação da pesquisa realizada em bares e restaurantes
Local: Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão
Horário: 10h
Público alvo: empresários do segmento de bares, restaurantes e grandes eventos da cidade. O lançamento também será transmitido pelo canal da Prefeitura do Natal no Youtube (https://www.youtube.com/user/natalprefeitura)

Dia 26/11 – Último encontro no ano de 2021 do Programa Maria da Penha Vai à Escola, uma parceria entre a Semul e a SME, destinado aos técnicos da Educação. O projeto tem como base a Lei Municipal Nº 6.687 de 30 de junho de 2017, que determina que a Lei Maria da Penha seja divulgada na comunidade escolar da capital

Local: Cemure
Horário: 8h às 14h
Público alvo: equipe técnica da SME
O encontro contará com a participação da psicóloga Ana Patrícia e com os demais técnicos da Semul.

Dia 29/11 – Capacitação e orientação técnica para empresários e funcionários das empresas do ramo de bares, restaurantes e grandes eventos. Este encontro tem como objetivo capacitar e orientar os participantes com base na Lei Municipal Nº 130/2021

Local: Sesc Rio Branco
Horário: 9h às 12h
Público alvo: Empresários e colaboradores do segmento de bares, restaurantes e eventos da cidade do Natal

As inscrições devem ser realizadas gratuitamente até o dia 27/11 clicando em www.natal.rn.gov.br .