08 novembro 2021

Comissão de Saúde da Câmara de Natal visita CAPS AD Leste


A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal visitou, nesta segunda-feira (08), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD Leste, no Barro Vermelho. 

Além de visitar as instalações e conversar com os servidores da unidade, os vereadores preencheram um check list, reunindo informações que serão compiladas em relatório.

O CAPS AD Leste atende cerca de 300 pessoas por mês em diversos atendimentos, entre consultas, triagens com escuta qualificada, grupos de apoio e terapêuticos, atividades físicas e oficinas de artes, entre outros. A unidade recebe homens e mulheres acima dos 18 anos, funcionando de portas abertas, para receber quem procura ajuda por livre iniciativa. O Centro também dispõe de oito vagas para internações de até 14 dias.

Os vereadores constataram que a unidade está bem estruturada, com instalações reformadas em 2019, abastecimento regular de medicamentos e quadro médico satisfatório com psiquiatras, psicólogos, assistente social, clínico geral, nutricionista, farmacêutico, educador físico e enfermeiros, além de técnicos de enfermagem e pessoal de apoio.

Segundo o presidente da Comissão, vereador Preto Aquino, a visita de hoje foi para que os vereadores ajudem a divulgar os serviços do CAPS AD Leste, que também atende as populações das zonas Oeste e Sul. O vice-presidente, vereador Herberth, destacou a satisfação de encontrar uma equipe que classificou de “harmoniosa” no atendimento ao público.

A vereadora Camila ressaltou a importância do atendimento multidisciplinar, amplo e continuado. E o vereador Luciano reiterou o orgulho de fazer parte da Comissão de Saúde e encontrar uma Unidade tão bem estruturada, com muitos casos de sucesso que ele mesmo conhece.

Há 25 anos, no CAPS, a diretora do Centro, Adileia Aureliano, afirmou ter ficado muito feliz em receber a comissão de vereadores e apresentar o trabalho do qual muito se orgulha.