18 novembro 2021

Emendas do vereador Tércio ao PPA beneficiam especialmente pessoas com deficiência


Um total de 27 emendas aprovadas. Foi o saldo do mandato do vereador Tércio Tinoco para o PPA – Plano Plurianual. As emendas foram votadas na Câmara Municipal, e trazem benefícios para toda a sociedade, em especial as pessoas com deficiência. Além de fortalecer políticas públicas para as áreas de saúde, esporte e lazer.

Uma das principais emendas destina recursos do orçamento à construção do Hospital Municipal de Reabilitação para Pessoas com Deficiência. “Esse é um dos meus compromissos com a população desde a campanha. Não podemos mais aceitar que as pessoas precisem sair de Natal para ter acesso a um tratamento de reabilitação digno”, diz Tércio.

Acessibilidade é outro tema presente nas emendas de autoria do vereador. Nas áreas verdes e nas praias, Tércio quer que todas as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tenham pleno acesso e circulação. A capital também deve realizar um censo das PCD. “Temos apenas uma estimativa do IBGE em 2010 de que cerca de 28% da população no RN tem algum tipo de deficiência. Precisamos fazer com que a sociedade conheça essa realidade na capital, para termos um guia de políticas públicas para esse público”, afirma Tércio.

Ex-presidente da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN) e ex-atleta do tênis de mesa, o vereador sabe a importância do esporte na vida das pessoas, e também apresentou um emenda que cria o Programa Bolsa Atleta/Paratleta no âmbito municipal. O benefício deve ser implantado para profissionais e iniciantes nas modalidades.

O Plano Plurianual – PPA é o documento que define as prioridades do Governo para o período de quatro anos. Nele consta o planejamento de como serão executadas as políticas públicas para alcançar os resultados esperados ao bem-estar da população nas diversas áreas.