24 novembro 2021

Greve no ar: pilotos e comissários anunciam paralisação a partir da próxima segunda-feira (29)


Em assembleia com a presença de representantes da categoria realizada nesta quarta-feira (24), pilotos e comissários de voo aprovaram a deflagração de greve a partir da 0h, da próxima segunda-feira (29), em todo o país, por tempo indeterminado, contra a posição das companhias aéreas nas negociações da renovação da convenção coletiva de trabalho.

As informações são do Sindicato Nacional dos Aeronautas. A entidade afirma que, em respeito à sociedade e aos usuários do sistema de transporte aéreo, os aeronautas farão a paralisação de 50% dos tripulantes por dia, enquanto os outros 50% permanecerão em serviço.

A categoria reivindica unicamente reajuste salarial que contemple a reposição das perdas inflacionárias nos últimos dois anos — INPC do período de 1º de dezembro de 2019 a 30 de novembro de 2021.

O sindicato afirma que desde o início da pandemia, a categoria nunca parou de trabalhar, tendo enfrentado graves riscos de contaminação por Covid-19, e deu sua contribuição no combate à doença transportando vacinas, insumos e equipamentos.

Além disso, pilotos e comissários deram colaboração importante para a recuperação das empresas aéreas ao aceitar, de maneira correta, reduções salariais e remuneratórias que perduram até hoje, alega o SNA.

O sindicato comunica que os pilotos e comissários de voo do Brasil contam com a compreensão da sociedade e com o bom senso das companhias aéreas para evitar transtornos.

Com informações de: r7