25 novembro 2021

Guarda Municipal concede palestra sobre a Patrulha Maria da Penha em universidade de Natal, sala será aberta ao público


A Guarda Municipal do Natal (GMN) vai ser representada pela Coordenação da Patrulha Maria da Penha (PMP) em evento promovido pela Faculdade Uninassau Natal. O momento será composto de uma palestra ministrada pela coordenadora da Patrulha Michely Oliveira, abordando o tema: “A importância da ronda Maria da Penha na defesa das mulheres vítimas de violência doméstica”.

A palestra acontece nesta sexta-feira (26), às 20h, e será direcionada aos alunos do curso de Serviço Social da Uninasssau, mas também será aberta ao público que poderá ter acesso a sala online pelo link: HTTPS://meet.Google.com/Iuq-bkpi-rrs. Sendo a liberação da sala realizada 15 minutos antes do início da conversa.

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, além de ser guarda municipal e atuar diretamente nos serviços de coordenação e operação da Patrulha em Natal, também tem graduação em Serviço Social e vai traçar um paralelo da atividade diária de proteção às mulheres vítimas de violência com a atuação dos agentes públicos como provedores de amparo, proteção e combate a esse tipo de delito.

A experiência de Natal, que a mais de um ano e meio começou a operar com a Patrulha Maria da Penha, vai ser uma das tônicas do debate, que pretende agir conscientizando e ampliando a rede de apoio à mulher. Serão mostrados o funcionamento prático da ronda, como abordar a vítima, como proteger e criar mecanismos que possam gerar a segurança dessas mulheres.

Outro ponto importante da palestra vai mostrar como a mulher poder solicitar a ajuda da Patrulha Maria da Penha, quais os trâmites do processo de implantação das medidas protetivas junto à Delegacia, Poder Judiciário e, efetivamente, na ação da Patrulha. “Vamos mostrar a importância da Patrulha Maria da Penha e informar como essa medida pode preservar vidas”, comentou Michely.

A palestra é organizada pela Coordenação de Serviço Social e Responsabilidade Social da Uninassau Natal, é gratuita e conta com certificação.