16 novembro 2021

Macaíba: Prefeito Emídio Jr visita cidades do interior de Pernambuco para conhecer experiências de geração de emprego e renda

Prefeito Emídio Jr, secretários Auri Simplício e Edivaldo Emídio e comitiva de empresários

O prefeito de Macaíba Emídio Jr visitou as cidades de Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru, no interior de Pernambuco, para conhecer as experiências exitosas de geração de emprego e renda nos locais, no último sábado (13) e domingo (14). O objetivo foi levantar informações sobre os modelos de negócios presentes nos municípios e manter contato com o empresariado local, visando a criação de novas oportunidades de trabalho para a população macaibense, tanto na zona urbana como na zona rural.

As três cidades do agreste pernambucano são reconhecidas pelas experiências com a implantação de facções têxteis e shoppings de moda. Toritama é popularmente conhecida como a “Capital do Jeans” e, de acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2019, tinha mais de 3 mil empresas de confecções instaladas, gerando 15 mil empregos diretos, 60 mil indiretos e 60 milhões de peças de roupas por ano, muitas fabricadas nas máquinas de costura instaladas nas casas dos moradores.

Santa Cruz é conhecida como “Capital da Moda” e “Capital das Confecções” e forma junto com Caruaru e Toritama o “Triângulo das Confecções” em Pernambuco. De acordo com informações da Prefeitura local, Santa Cruz tem o maior parque de confecções da América Latina, o Moda Center Santa Cruz e é a maior produtora de confecções de Pernambuco e a 2ª maior do Brasil.

Caruaru, a “Terra dos Artesãos” e “Capital do Forró”, ocupa a 3ª posição do PIB da região do interior do Nordeste, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), em 2018, e ocupa o 2º lugar no ranking dos municípios que mais geraram emprego em Pernambuco, entre os meses de junho de 2020 e 2021, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e tem a tradicional Feira da Sulanca.

O Chefe do Executivo Municipal destaca o trabalho que está sendo feito para a criação de novos postos de trabalho em Macaíba. “É um sonho para o nosso município e, com fé em Deus e muita força de vontade, vamos construir algo semelhante. Buscamos boas ideias, conversar com os empresários que possam se interessar em investir em nossa cidade e assim gerar empregos para o nosso povo”, declara o prefeito.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Auri Simplício enfatiza a impressão do grupo sobre a experiência. “Voltamos da visita conscientes que é possível replicar este modelo de desenvolvimento econômico em nosso município”, declara Auri. O secretário municipal de Assuntos de Governo, Edivaldo Emídio e os empresários Gilmar da Montana, Camilo Roma, Andressa Roma e Lauro Leite também estiveram presentes nas visitas.