09 novembro 2021

Polícia Ambiental apreende mais de 60 pássaros silvestres na zona rural de Tibau


Um denúncia anônima levou a Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPAM) de Mossoró à Comunidade da Gangorra, na zona rural de Tibau. O denunciante relatava que, no local, um homem estaria mantendo pássaros silvestres, principalmente Canários da Terra, em cativeiros e que possivelmente, ocorria rinhas naquela localidade.

Na casa denunciada, os policiais apreenderam 62 canários, além de outras aves, várias gaiolas e cumbucas para transporte dos dos animais. De acordo com o capitão Rafael Vitor, comandante da Polícia Ambiental de Mossoró, o dono dos pássaros, identificado como José Ramualdo Rebouça Júnior vai responder na justiça por crime ambiental.

Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em seu desfavor e este será remetido à justiça. Ainda segundo o oficial, a multa estimada para o infrator ultrapassa os 34 mil reais. O material apreendido foi conduzido à sede da CIPAM em Mossoró e posteriormente será encaminhado ao IBAMA em Natal, onde os pássaros passarão por procedimentos de triagem e soltura.

O capital Vitor alerta às pessoas que mantém animais silvestres em cativeiros, estão cometendo crime ambiental e que a fiscalização no sentido de combater esse tipo de crime será constante, não só em Mossoró, como também na região.


Créditos nas imagens