07 dezembro 2021

Agricultor tentou fugir de um assalto, sofreu acidente e teve pernas quebradas; homem aguarda cirurgia há 3 meses


"Me sinto abandonado aqui". Esse é o relato do agricultor Luis Pedro Santos da Silva, que vai completar 53 anos de vida nesta quarta-feira (8).

Há mais de três meses, ele quebrou as duas pernas em um acidente de moto, ao tentar fugir de um assalto e está internado à espera de fixadores externos, usados no tratamento de fraturas.

"Só nos dizem que está faltando o fixador, mas já vi pessoas com menos tempo de hospital que receberam", diz a irmã de Luis, a servidora pública Renata da Silva.

Segundo a família, que é de Santo Antônio, na região Agreste, o acidente aconteceu no dia 21 de agosto. No mesmo dia, o agricultor foi socorrido e levado ao Hospital Walfredo Gurgel, onde recebeu os primeiros atendimentos e passou por cirurgia.

"O médico disse que ele ia receber o fixador no outro dia, mas até hoje estamos esperando", relata a irmã. "A gente pergunta, mas ninguém nada. Dizem que está faltando", pontua.

No dia 9 de setembro, ele foi transferido ao Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, onde segue à espera do procedimento até esta terça-feira (7). No local, ele teve uma infecção bacteriana em uma das pernas.

"Eu queria voltar para casa, me tratar para voltar a trabalhar, porque tenho quatro filhos para dar de comer", disse Luis. Sem conseguir trabalhar na roça, ele afirmou que está contando com ajuda do pai e dos irmãos para se manter.

Procurada, Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte afirmou que não há falta do fixador e que a cirurgia para colocação do equipamento depende de programação, porque é feita por um ortopedista especialista.

"A cirurgia é feita por um ortopedista especialista neste fixador e necessita de programação, que já está em curso. O paciente está regulado, aguardando a data da cirurgia, que será realizada em breve", afirmou a pasta.

Além de Luis, a Sesap afirmou que tem mais um paciente regulado e à espera do procedimento.

Com informações de: umarizalense