25 dezembro 2021

Caos aéreo: mais de 4.000 voos são cancelados no mundo devido ao avanço da variante Ômicron

Aviões em Nova York após voos serem cancelados. Data: 24/12/2021

As companhias aéreas cancelaram entre a última sexta-feira (24) e sábado (25) quase 4.500 voos em todo o mundo e milhares de viagens sofreram atrasos devido à expansão da variante Ômicron do coronavírus, informou o site Flightaware.

Ao menos 2 mil voos foram cancelados no dia de Natal, incluindo 700 com origem ou destino aos Estados Unidos, e quase 1.500 sofreram atrasos, segundo um balanço até às 4h20 (horário de Brasília). Na sexta-feira, foram registrados quase 2.400 cancelamentos e 11 mil atrasos.

Muitas companhias aéreas ouvidas pela AFP mencionaram como causa a nova onda da pandemia, que afeta, em especial, as tripulações.

"O pico de casos de Ômicron em todo país [EUA], esta semana, teve um impacto direto nas nossas tripulações e nas pessoas que dirigem nossas operações", afirmou a empresa em um comunicado.

"As equipes da Delta esgotaram todas as opções e recursos" antes de chegar a esses cancelamentos, ressaltou a companhia aérea.

Os cancelamentos afetam os planos de viagens nas festas de fim de ano, depois que o Natal de 2020 foi muito prejudicado pela pandemia.

Segundo estimativas da Associação Automobilística Americana (AAA), mais de 109 milhões de americanos devem deixar sua área de residência de avião, trem ou carro, entre 23 de dezembro e 2 de janeiro, um aumento de 34% em relação ao ano passado.

A maioria dos voos foi programada antes do surto da Ômicron, variante que está se espalhando em grande velocidade e é mais contagiosa do que as anteriores.

Com informações de: r7