10 dezembro 2021

Conheça os vencedores do Prêmio Rodrigo 2021


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) divulgou, nesta sexta-feira (10), o
resultado final da 34ª edição da 34ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. As ações vencedoras envolvem temas relacionados à memória, gestão do patrimônio, difusão e valorização do saber popular, dentre outros voltados para a preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural do Brasil.

Os contemplados são de vários estados. Dez das ações selecionadas receberão o valor de R$ 20 mil. Outras duas serão reconhecidas com menções honrosas, com certificado e selo do Prêmio Rodrigo 2021.

Com a conclusão dos recursos contra o resultado provisório da etapa nacional, ficou definida a lista final de vencedores. A escolha dos premiados considerou aspectos como originalidade, vulto e caráter exemplar de cada ação candidata.

“São iniciativas que ajudam a fortalecer e manter vivas a nossa história, memória e cultura. Parabéns a todos os vencedores!”, cumprimenta a presidente do Iphan, Larissa Peixoto.

“É com grande alegria que anunciamos o resultado do Prêmio. Há mais de 30 anos, o concurso reconhece iniciativas de excelência, ao mesmo tempo em que permite conhecer as diversas nuances da cultura brasileira”, destaca o diretor do Departamento de Cooperação e Fomento do Iphan, Tassos Lycurgo.

Confira as ações vencedoras do 34º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade:

CATEGORIA 1 - Iniciativas de excelência na integração entre as dimensões material e imaterial do patrimônio cultural - com resultados no ano de 2019 e 2020

Construindo o Museu que eu quero - Santa Catarina (SC)
Feira da Mandioca de Imbituba - Santa Catarina (SC)
Musealização da Cultura Material e Imaterial do Antigo Povoado Zabelê - Piauí (PI)
Oficina Modos de Fazer Viola de Cocho - Mestre Alexandre - Mato Grosso (MT)
Capelinha de São Benedito - Maranhão (MA)
Plano de Gestão do Patrimônio Cultural de Ilhabela - São Paulo (SP) (Menção honrosa)

CATEGORIA 2 Iniciativas de excelência na preservação e salvaguarda do patrimônio cultural adaptadas ao contexto da pandemia - com resultados no ano de 2020

Conservação! Videoaulas Atecor - Santa Catarina (SC)
Reinado de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia em Santo Antônio do Monte (MG), em 2020, adaptado ao formato de lives - Minas Gerais (MG)
Patrimônio Cultural e Turismo de Base Comunitária (TBC) - a metodologia do Projeto Tekoá Pirá para a preservação da cultura tradicional da Ilha - Santa Catarina (SC)
Arquitetura Neocolonial em Santa Catarina: do erudito ao popular - Santa Catarina (SC)
Festa de Sant'Ana de Caicó - Patrimônio Cultural Brasileiro - Rio Grande do Norte (RN)
Canteiro Aberto EnCena – Theatro Sete de Abril - Rio Grande do Sul (RS) (Menção honrosa)

O Prêmio Rodrigo

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade reconhece ações de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural brasileiro. É realizado desde 1987 e se consolidou como o principal concurso do país voltado para a valorização do Patrimônio Cultural. Em sua 34ª edição, o prêmio faz homenagem ao Patrimônio Cultural do Nordeste, mas contempla propostas de todo o território nacional. O edital deste ano premia ações que se adaptaram ao contexto da pandemia. Além disso, os conceitos de patrimônio material e imaterial foram integrados em uma única categoria.