08 dezembro 2021

Empregabilidade: Macaíba começa projeto piloto para se tornar um polo têxtil no RN

Prefeito Emídio Jr

Na tarde desta segunda-feira (06/12), Macaíba deu início a um projeto piloto de desenvolvimento que poderá tornar o município um grande polo têxtil de referência para todo o Rio Grande do Norte. O marco para essa nova era se deu através do curso de Costureiro Industrial do Vestuário, ofertado a um grupo de moradores do distrito de Cajazeiras, sendo divididos em duas turmas de 20 componentes, com uma carga horária de 160h, se estendendo até o início de fevereiro de 2022.

A solenidade que deu início à ministração das aulas contou com a presença do prefeito Emídio Jr.

Trata-se da fase inicial do projeto Emprega Macaíba, por meio do qual, a Prefeitura pretende empregar o maior número de macaibenses na história. A operacionalização se dá em duas etapas. A primeira com a parte da qualificação de mão de obra, com apoio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), através da oferta e ministração desse curso, em parceria com o SENAI/RN.

Em seguida, é a vez da atuação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que fará a mediação e a avaliação junto ao empresariado para inserir no mercado de trabalho os alunos que melhor forem avaliados nos cursos ofertados, explicou o secretário Auri Simplício.

Inclusive, o projeto poderá capacitá-los para atuar futuramente na criação de polos regionais de facções têxteis, inspirando-se em casos de sucesso como acontece no Agreste Pernambucano, em municípios como Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama.

Desde meados deste ano de 2021, a gestão do prefeito Emídio Jr. tem tratado com a classe política estadual e o empresariado regional para concretizar o objetivo de implantar facções têxteis no município, com o intuito de buscar empregabilidade, renda e aquecimento para a economia local, podendo gerar milhares de empregos nos próximos anos para os macaibenses.

Em breve, outras comunidades serão contempladas, como Riacho do Sangue, por exemplo, onde serão ofertados aproximadamente mais 40 vagas para esse curso. Para participar, o interessado deve ser maior de 18 anos, ter Ensino Fundamental completo e ter disponibilidade todos os dias no horário escolhido para participar do curso. Para mais informações, os interessados deverão procurar a sede da SEMTAS, situada ao lado da Prefeitura ou entrar em contato pelo 3271-6538.