16 dezembro 2021

Parnamirim: Prefeito Taveira entrega Centro Especializado de Reabilitação; local é destinado ao atendimento de pacientes com deficiências físicas, auditivas e intelectuais


O prefeito Rosano Taveira realizou nesta quinta-feira (16) a entrega oficial do Centro Especializado de Reabilitação (CER) Maria Risalva Cruz à população. A unidade é referência na assistência às pessoas com deficiências e está localizada no prédio onde funcionou o Hospital de Campanha Municipal, no bairro de Vida Nova.

O CER é destinado ao atendimento de pacientes com deficiências físicas, auditivas e intelectuais e já iniciou alguns atendimentos prioritários. Além dos consultórios médicos, a estrutura conta com duas áreas amplas de convivência, ginásio terapêutico amplo e bem equipado e complexo de piscinas.

A equipe multiprofissional do Centro conta com geneticista, otorrinolaringologista, ortopedista, neuropediatra, psicologia, pedagogia, psicopedagogia. Além disso, também serão disponibilizadas terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, educação física, serviço social e enfermagem.

Durante o evento, o prefeito Rosano Taveira, acompanhado da primeira-dama, Alda Lêda Taveira, lembrou que a inauguração do CER era uma das prioridades do seu governo, mas precisou ser adiada para utilizar a estrutura como Hospital de Campanha. “Foi uma decisão muito difícil, porém acertada porque o nosso Hospital se tornou referência na recuperação de pacientes com COVID-19. Temos uma estrutura muito bonita, ampla, difícil de encontrar até mesmo entre as instituições de saúde privada”, afirmou.


Centro Especializado de Reabilitação (CER)

Atualmente, o CER tem como maior demanda as pessoas com deficiência intelectual, principalmente crianças com autismo e síndrome de down. Além dos consultórios médicos, a estrutura conta com duas áreas amplas de convivência, ginásio terapêutico amplo e bem equipado e complexo de piscinas.

Até o momento, a linha de cuidados do Centro já iniciou os atendimentos prioritários em 12 modalidades físicas, enquanto na modalidade intelectual já está atendendo pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA); Transtorno do Déficit de Atenção de Hiperatividade (TDAH) e Epilepsia Refratária. Ao todo, são aproximadamente 260 atendimentos semanais e 1350 mensais. Em breve, serão disponibilizados os tratamentos para pacientes com sequelas de Covid-19.

Para iniciar o atendimento, é preciso se dirigir ao Centro de Reabilitação com encaminhamento médico, em seguida passar pela triagem, que avalia se a necessidade do paciente está relacionada aos serviços oferecidos na Unidade. A triagem poderá ser agendada presencialmente ou através do telefone 3644-8207, sendo necessário encaminhamento de profissional de saúde.

Confira a lista com as modalidades físicas que estarão:

- Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor (ADNPM);
- Distrofia Muscular tipo Duchenne;
- Hidrocefalia;
- Lesão Medular Infantil e Adulto;
- Macrocefalia;
- Microcefalia;
- Neuropatias Periféricas;
- Paralisia Cerebral;
- Prematuridade com indicadores de riscos para desordens neurológicas;
- Reabilitação pós Acidente Vascular Encefálico (AVE);
- Reabilitação pós COVID-19;
- Síndromes genéticas cromossômicas.