10 dezembro 2021

Polícia Civil deflagra operação e prende seis suspeitos em Caicó

Foto: PC/SECOMS - divulgação

Policiais civis da Delegacia Municipal (DM) de Caicó, com apoio da Força-Tarefa SUSP de Combate ao Crime Organizado do Ministério da Justiça e Segurança Pública (FT SUSP/RN), coordenada pela Polícia Federal (PF), deflagraram, nesta quinta-feira (09), a Operação "Furatus Est Amicitia" (roubou amizade). O objetivo da ação policial foi desarticular uma associação criminosa voltada à prática de crimes de roubos, praticados em residências e estabelecimentos comerciais em Caicó. Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão; duas pessoas foram presas em flagrante.

A investigação visa apurar diversos crimes de roubo ocorridos no último ano, dentre eles, o ocorrido no dia 23 de julho deste ano, no Centro de Caicó, quando um conhecido empresário do segmento de aparelhos celulares foi vítima do grupo. Ao aprofundar as investigações, surgiram evidências de que os autores intelectuais, componentes do núcleo organizacional/intelectual da associação criminosa, eram pessoas próximas da vítima, que se valeram da amizade e conhecimento de sua vida particular e profissional para catalisar o crime, motivo pelo qual a operação foi intitulada de "Furatus Est Amicitia" (roubou amizade).

Segundo as investigações, os suspeitos atuavam com especial modus operandi, desde levantamento das vítimas à engrenagem logística segura, a partir de autores imediatos dos crimes em Natal, em especial no bairro de Mãe Luiza, na zona leste. Os suspeitos vinham à cidade de Caicó somente para a execução do crime, recebendo todo tipo de auxílio dos núcleos intelectual/organizacional e logístico.

A operação aconteceu com apoio: das delegacias que compõem a 3ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Caicó, da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) de Mossoró, da Delegacia de Homicídios de Mossoró (DHM), da Delegacia Municipal (DM) de Tangará, da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) e da Polícia Federal (PF). A ação foi realizada por cerca de 60 policiais civis e participação de um cão farejador.

A operação resultou nas seguintes prisões:

- Neilson Monteiro Pereira Júnior, 36 anos – prisão preventiva - suspeito de integrar o núcleo organizacional e intelectual da associação criminosa;

- Anderson Florêncio de Oliveira, 25 anos – prisão preventiva - suspeito de integrar o núcleo organizacional e intelectual da associação criminosa;

- Iuky Talison Santos da Silva, 23 anos – prisão preventiva - suspeito de integrar o núcleo organizacional e intelectual da associação criminosa;

- Sabrina Patrícia dos Santos, 22 anos – prisão temporária - suspeita de integrar o núcleo de apoio logístico;

- Liliane Alves de Lima, 33 anos – prisão temporária - suspeita de integrar o núcleo de apoio logístico;

Durante o cumprimento dos mandados de busca, Liliane Alves e Alex Ferreira da Silva, 24 anos, foram presos em flagrante pela prática de tráfico de drogas.

Todos os seis suspeitos foram conduzidos até a delegacia e encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. A Polícia Civil agradece o apoio da população e solicita que denúncias anônimas sejam realizadas pelo 181 ou (84) 3421-6029 (WhatsApp DM Caicó).