17 dezembro 2021

Prefeito participa de lançamento da tecnologia 5G do Ministério das Comunicações

Foto: Joana Lima

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, participou na noite desta quinta-feira (16), da cerimônia de lançamento da Tecnologia 5G em Natal, promovida pelo Ministério das Comunicações. A solenidade ocorreu no Midway Mall, no bairro Tirol, e contou com a presença do ministro das Comunicações, Fábio Faria, e demais autoridades políticas.

Durante seu discurso, Álvaro Dias ressaltou a importância dessa novidade. “Estamos aqui presenciando um fato que cria uma verdadeira evolução tecnológica nas comunicações de Natal. A chegada do 5G vai promover, além de uma velocidade 100 vezes maior na internet, avanços na conectividade das escolas e uma revolução na administração pública, na segurança e na área da saúde”, afirmou.

O ministro Fábio Faria explicou que a tecnologia 5G vai transformar a internet no Brasil por se tratar da mais avançada geração de redes móveis depois do 4G. “Por fornecer latência ultrabaixa, ou seja, mínimo tempo de resposta, o 5G permite que haja conectividade para praticamente tudo e todos simultaneamente, incluindo máquinas, objetos e dispositivos, proporcionando novas experiências ao usuário e novos modelos de negócio”, concluiu.

Ainda foram apresentadas algumas novidades 5G na iluminação pública, exposição de casos de uso da tecnologia de quinta geração de redes móveis e uma demonstração da velocidade 5G nos smartphones dos presentes.

Estima-se que até 2022, essa nova tecnologia esteja disponível em todas as 27 capitais do país.