08 dezembro 2021

Prefeitura de Parnamirim promove ações em prol da campanha Dezembro Vermelho


A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), está promovendo ações por meio do SAE (Serviço de Assistência Especializada em hepatites virais e HIV) em prol da prevenção das ISTs e AIDS com palestras, orientações e testagens rápidas para toda a população em unidades básicas de saúde e outros pontos de atendimento por todo o município.

O Dezembro Vermelho foi instituído em Parnamirim pela Lei n° 2.018/2020, que promove a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis. As ações promovidas pelo governo municipal também ajudam a trazer conscientização à população sobre o avanço nos casos de HIV registrados pelo Ministério da Saúde, que identificou um crescimento de 93,1% no Rio Grande do Norte em 10 anos. De acordo com Izabel Alves, enfermeira e especialista em saúde pública, o SAE busca, através dessas ações, influenciar a população a fazer testes a cada 6 meses e adotar a prática de relações sexuais com segurança.

Ainda de acordo com Izabel Alves, as ações do SAE têm recebido avaliações positivas, trazendo satisfação aos integrantes do órgão. As ações do Dezembro Vermelho continuam a todo vapor na cidade. Nesta quinta-feira (9) a UPA de Nova Esperança será contemplada, a partir das 9h, e na sexta-feira (10) as ações continuam no largo da Cohabinal das, 14h às 18h.