25 janeiro 2022

Cientistas alemães descobrem o porquê da variante Ômicron ser menos letal, entenda


Um grupo de pesquisadores alemães revelou que a causa da ômicron causar menos mortes é a inibição pelo interferon, proteção imunológica presente nas células do corpo responsável pela produção de anticorpos. A pesquisa, publicada nesta 2ª feira (24.jan.2022), foi feita por cientistas das Universidades alemãs de Kent e de Frankfurt. Segundo o resultado do estudo, a cepa é vulnerável a 8 tipos de medicamentos antivirais testados no tratamento contra o vírus.

No início do mês, a OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou que os dados disponíveis até o momento, indicam que a ômicron provoca sintomas menos severos que as demais variantes do coronavírus. 

“Estamos vendo mais e mais estudos indicando que a ômicron infecta a parte superior do corpo. Diferentemente das outras [variantes], que podem causar pneumonia grave”, falou Abdi Mahamud, epidemiologista da OMS. 

Segundo estudos publicados no fim de 2021, a ômicron tem maior probabilidade de infectar a garganta que os pulmões. Com isso, a cepa se torna mais transmissível, mas menos mortal.

Com informações de: poder360