10 janeiro 2022

FÉRIAS DE JANEIRO: CONFIRA ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA COM ENERGIA ELÉTRICA EM CASAS DE PRAIA E DE CAMPO


Durante o mês de janeiro, muitos potiguares estão de férias aproveitando o descanso em casas de praia ou de campo. Como geralmente esse tipo de residência fica fechada durante boa parte do ano, é importante tomar alguns cuidados para prevenir acidentes domésticos com energia elétrica.

Confira as principais orientações de segurança da Neoenergia Cosern:

✔Contrate um profissional qualificado para fazer uma revisão elétrica das instalações internas do imóvel, corrigir os fios que por ventura estejam expostos ou descascados e observe se existe um DR (Disjuntor Diferencial Residual) instalado e funcionando.

✔Inspecione e bloqueie o acesso das crianças a instalações de bombas d´água elétricas e casas de máquinas de piscinas.

✔Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. No caso de tomadas, devem ser utilizados protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, um risco potencializado pela curiosidade natural das crianças.

✔Elimine o uso definitivo do famoso “T” (benjamim) e de extensões para ligar eletrodomésticos e jogos eletrônicos pois, além de sobrecarregar as tomadas, podem causar curtos-circuitos e incêndios. Adote o uso permanente de “filtros de linha” para ligar várias aparelhos no mesmo ambiente.

✔Não utilizar a geladeira com os pés descalços e nunca manter contato com qualquer tipo de eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado. Esse cuidado deve ser ainda maior nas casas com piscina ou na praia, uma vez que é comum as pessoas saírem molhadas e abrir freezers e refrigeradores.

✔Lembre-se que água e energia não combinam. Em áreas molhadas, a Neoenergia Cosern reforça a obrigatoriedade da instalação do condutor de aterramento, mais conhecido como “fio terra”, e a tomada adequada, conforme exigência da NBR 5410 (Instalações Elétricas em Baixa Tensão).

✔Equipamentos eletroeletrônicos, como videogames e computadores, devem ser ligados ou desligados da tomada por um adulto, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio. A fiação, inclusive, deve estar em perfeitas condições. Se o cabo apresentar algum desgaste no isolamento, o aparelho não deve ser conectado à tomada, caso contrário pode representar perigo de choque elétrico.

✔Reforce o cuidado com o uso de tablets e smartphones, especialmente quando as baterias estiverem sendo carregados nas tomadas. Não utilize ou permita que as crianças manuseiem esses aparelhos durante o carregamento.

✔Em ambientes internos e áreas livres de condomínios, as pessoas devem ficar distantes de quadros de energia e subestações internas (mais conhecidas como casas de força). Só os responsáveis pela manutenção das instalações elétricas dos prédios e condomínios, ou seja, profissionais qualificados, podem ter acesso a essas áreas. A recomendação é válida também para imóveis que possuem geradores de energia elétrica.

✔No caso de choque, desligar IMEDIATAMENTE o disjuntor antes de prestar socorro e ligar imediatamente para o SAMU (193) e para a Neoenergia Cosern no telefone 116.