14 fevereiro 2022

Ação do Detran em bares de Ponta Negra alerta para os riscos do álcool e direção


O Departamento Estadual de Trânsito do RN realizou na noite do sábado (12) uma operação educativa direcionada aos bares da orla de Ponta Negra. A ação mobilizou as equipes pedagógicas da Subcoordenadoria de Educação para o Trânsito do órgão e o teatro educativo, que agiram em conjunto levando mensagens de segurança, prudência e prevenção no tráfego, com foco principal a consciencialização para os perigos da mistura álcool e direção veicular.

A atividade educativa se propôs a visitar os bares e conversar com os frequentadores indo mesa a mesa e falando sobre os riscos de conduzir veículo sob efeito de bebida alcoólica. 

O subcoordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Flávio Câmara, informou que cerca de 400 pessoas foram abordadas nos bares da Praia de Ponta Negra durante a noite. “Na ação educativa, mostramos a responsabilidade de cada um para a segurança no trânsito, reforçamos os riscos da mistura álcool e direção, e utilizamos o Teatro Educativo que trabalhou mensagens de maneira lúdica com canções abordando a temática da segurança viária”, contou.

A atividade também trabalhou a distribuição de material educativo com informações importantes sobre segurança, legislação, prevenção, direção defensiva e outros temas focados na construção de um trânsito mais seguro e humanizado.

As punições da Lei Seca incluem multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses, recolhimento da habilitação, retenção do veículo e, até mesmo, a possibilidade de prisão. Ainda há consequências para o condutor que não realiza o teste do bafômetro ou foge de uma blitz policial. Apesar disso, nenhum condutor pode ser obrigado a soprar o bafômetro.