20 fevereiro 2022

OPERAÇÃO CIDADE LIMPA: Parnamirim realiza força tarefa com mais rigidez a infratores


A Prefeitura de Parnamirim iniciou uma abordagem mais robusta no combate ao lançamento indevido de resíduos da construção civil. A ação deste sábado (19) foi de fiscalização e busca de situações de flagrante nos bairros de Parque das Árvores e Nova Esperança, envolvendo servidores das secretarias de Limpeza Urbana (Selim), Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semur) e da Guarda Municipal, representando a pasta da Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem).

Durante as abordagens, as equipes realizaram o mapeamento – inclusive com o auxílio de drone - de áreas críticas nesses dois bairros (ambos em expansão) e puderam constatar que a conduta ilícita de descarte do material proveniente da construção civil infelizmente ainda é prática muito comum. A ação ilícita de uma só pessoa pode gerar consequências gravíssimas na vida da população como um todo.


O grupo deu início às ações de fiscalização pelos bairros de Parnamirim. Em Nova Esperança, por exemplo, os agentes flagraram uma situação de descarte irregular de resíduos na iminência de ocorrer. Um caminhão equipado com uma caçamba carregada de metralha se preparava para depositar o material numa área que fica muito próxima do Rio Taborda e de uma área de preservação, um crime ambiental gravíssimo.

O motorista foi autuado e conduzido pela equipe à autoridade policial para prestar os esclarecimentos devidos e registrar o Termo Circunstanciado de Ocorrência. A empresa responsável pelo veículo também será notificada.


Fotos: Ana Amaral