08 fevereiro 2022

Revitalização em cores: Ação integrada entre secretarias visa recuperar equipamentos da Vila de Ponta Negra

Foto: Semtas

Dando continuidade às ações integradas entre secretarias municipais, a Prefeitura do Natal definiu nesta terça-feira (8), mais um projeto de valorização cultural e fomento do turismo na cidade. A iniciativa consistirá na melhoria estrutural do Beco das Cores – área recentemente grafitada pela Fundação Capitania das Artes (Funcarte) - além da revitalização da Praça do Cruzeiro. Os dois equipamentos estão localizados na Vila de Ponta Negra e concentram grande valor histórico-cultural.

Durante a manhã desta terça-feira (8), a Secretaria de Assistência Social, coordenada por Adjuto Dias, conduziu uma reunião com moradores da Vila de Ponta Negra, membros do projeto Cores da Vila, e as secretarias de Serviços Urbanos (Semsur), Turismo (Setur), Mobilidade Urbana (STTU), Funcarte e Urbana. Na ocasião, o município traçou um plano de ação entre as secretarias e discutiu opções de melhorias para a Praça do Cruzeiro e o Beco das Cores. Também foi discutida a implantação de uma feira de artesanato e cultural nos locais com o intuito de resgatar a memória e a arte da Vila de Ponta aos moradores da cidade e turistas.

O titular da Semtas, Adjuto Dias, diz que ações integradas como essa reforçam o compromisso da gestão com Natal e com os natalenses. “Ações de assistência social, infraestrutura, cultura e lazer, quando executadas em conjunto promovem benefícios permanentes à população. Nosso objetivo é despertar e validar a sensação de pertencimento ao que é genuinamente nosso”, destacou.

Para a ampliação e consolidação do projeto integrado também está sendo considerada a implementação de uma feirinha da agricultura familiar, com produtos como hortaliças, frutas, pimentas, queijos, bolos, geleias, doces, ovos, temperos e artesanato, dando assim oportunidade de geração de renda, favorecendo a inclusão.

Segundo o secretário da Semsur, Irapoã Nóbrega, além das intervenções estruturais que serão realizadas na Praça do Cruzeiro, a Prefeitura se comprometeu a apoiar a adoção do equipamento através do projeto Natal Mais Verde. “A ação social Cores da Vila tem processo em andamento para a adoção da Praça do Cruzeiro. Através do Natal Mais Verde, nós iremos ajudá-los a fazer o paisagismo do local”, afirmou.

Cultura Viva

O Beco das Cores recebeu intervenções de arte urbana (grafitti) comandadas por Miguel Carcará e artistas selecionados através de edital de credenciamento. Além de apoio logístico e de expertise técnica para os projetos, a Secretaria de Cultura de Natal (Secult-Funcarte) vai ampliar os pontos de intervenção artística e projetar a valorização dos Mestres de Cultura Popular da Vila de Ponta Negra. "Os editais e seleções públicas de arte urbana terão mais ações aqui neste tradicional território criativo. Valorizar os Mestres e seu conhecimento para as novas gerações e fomentar a economia criativa", comentou Dácio Galvão, secretário de Cultura de Natal.