08 fevereiro 2022

Segurança: Centro Histórico de Natal ganha posto avançado da Guarda Municipal

Foto: Alex Régis

Mais uma iniciativa da Prefeitura de Natal, visando melhorar a infraestrutura do Centro Histórico e das comunidades adjacentes, sobretudo na área da segurança pública, foi implementada. O ônibus da Guarda Municipal, a partir desta terça-feira (08), vai ficar localizado no calçadão da rua João Pessoa, esquina com a avenida Rio Branco, e passará a operar 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, como uma base fixa para oferecer apoio e suporte às equipes da GMN que fazem o patrulhamento da região, como também realizando o trabalho de videomonitoramento. O veículo conta com uma câmera (360°) e outras quatro (180°).

“Essa é mais uma ação que nós concretizamos para proteger os moradores, lojistas, clientes e funcionários que diariamente circulam pela região que possui uma grande vocação comercial e é um polo importante da nossa cidade. Nossa gestão tem feito um grande esforço para revitalizar o Centro Histórico e oferecer segurança é fundamental nesse processo. Apesar de não ser uma atribuição constitucional do Município, estamos investindo muito na área da segurança pública. Não vamos nos furtar das nossas responsabilidades e iremos contribuir para cuidar da vida e do patrimônio dos natalenses”, destacou o prefeito Álvaro Dias.

O comandante da Guarda Municipal de Natal, Alberfran Grilo, explica que o ônibus será de fundamental importância para manter a ordem e ampliar a segurança da região. Ele informa que o espaço conta com toda a infraestrutura necessária para atender às necessidades dos efetivos da Guarda que trabalham pela região: “Essa era uma reivindicação antiga de todos que moram, trabalham e frequentam a região. Esse é um posto avançado e chega como um suporte estratégico para as nossas equipes que estão nas ruas diariamente, realizando as suas operações”, ressaltou.

Revitalização do Centro Histórico

Esse serviço se soma a uma série de outras intervenções executadas pela gestão municipal que estão ajudando a reconfigurar o Centro Histórico da cidade, atraindo investimentos e gerando emprego e renda. Ao longo dos últimos três anos, as principais vias foram recapeadas, novas lixeiras foram instaladas e os serviços de limpeza e iluminação pública foram reforçados. A Prefeitura também requalificou o Beco da Lama e o Espaço Cultural Ruy Pereira e está executando o projeto das calçadas da Avenida Rio Branco.

Valorização da Guarda Municipal

A Guarda Municipal de Natal conta hoje com um efetivo total de 425 componentes que são divididos em seis grupamentos distintos, o GAAM (Grupamento de Ação Ambiental), a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), GAPA (Grupamento de Ação Patrimonial), ROPE (Ronda de Proteção Escolar), RONDAS (Ronda Saúde) e ROPAM (Ronda de Proteção Ambiental), além da Patrulha Maria da Penha.

Para melhorar as condições de trabalho e qualificar ainda mais a tropa da Guarda Municipal, a Prefeitura vem executando uma série de investimentos. Nos próximos dias, a secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) vai assinar a ordem de serviço para a construção da Academia de Formação da GMN que contará com salas de aula e auditório. Além disso, também foram executadas melhorias no stand de tiro da corporação. Ainda neste primeiro trimestre, há a previsão de chegada de novos coletes balísticos, rádios comunicadores e baterias para os armamentos não letais da Guarda.

Os avanços não se resumem só ao aspecto estrutural, os recursos humanos também foram valorizados pela atual gestão municipal. Em dezembro do ano passado, o prefeito Álvaro Dias concretizou uma demanda aprazada desde a criação da Guarda quando anunciou a implementação do Plano de Cargos, Carreira e Salários da corporação. Com a iniciativa, mais de 300 agentes foram promovidos, seguindo os critérios de antiguidade e hierarquia, conforme preconiza a Lei Municipal Nº 187 que normatiza a progressão funcional da categoria.