14 fevereiro 2022

Segurança: Prefeito Emídio Jr assinará ordem de serviço para construção de moderna central de monitoramento em Macaíba


O ano de 2022 já começa trazendo um grande marco para a área de segurança pública de Macaíba. Na próxima segunda (21), o prefeito Emídio Jr vai assinar a ordem serviço referente à construção de um moderno Centro de Operações Integradas da Segurança Pública (COISP), no pátio do Palácio Auta de Souza (Prefeitura), a partir das 10h, com a presença de diversas autoridades e população em geral.

Pela primeira vez, o município contará com órgão próprio de Segurança Pública, uma das mais notáveis carências locais em razão dos alarmantes índices de violência que atingiram a cidade nos últimos anos. Macaíba sairá de zero real investido a milhões nos próximos anos, por meio do Governo Municipal.

O COISP será erguido ao lado da Prefeitura de Macaíba, no centro da cidade. Mais de 1,5 milhão de reais estão sendo investidos no primeiro ano da gestão no projeto, que é desenvolvido por técnicos com vasta experiência em Segurança Pública. A primeira etapa é a construção da sede, que implicará um orçamento de aproximadamente 400 mil reais.

A futura central de videomonitoramento terá inicialmente cerca de 200 câmeras com visão de longo alcance e serão instaladas em locais estratégicos das zonas urbana e rural. Entre elas, podemos destacar as Speed Domes, que possuem tecnologia embarcada de identificação de placas de veículos, reconhecimento biométrico e notificação automatizada de infrações de trânsito.

Com a implantação dessa central, por exemplo, após uma ocorrência ser captada por uma das câmeras, o CIOSP/RN poderá ter o controle em tempo real e saber a identificação exata do dispositivo e o seu local de abrangência, mobilizando prontamente uma equipe de policiais que estiver mais próxima do fato ocorrido.

Isso possibilitará pronta resposta para as ocorrências policiais e servirá como instrumento para a elaboração de estatísticas úteis para a implantação de medidas orientadas com o objetivo de redução da criminalidade.

As ações voltadas à área de segurança no município macaibense começou com Lei Municipal de Segurança Pública (Lei 2184/21), em maio de 2021. A partir de então, a atual gestão da Prefeitura passou a viabilizar uma série de ações para melhorar a segurança, entre elas, a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Defesa Civil, que passou a funcionar no início de janeiro deste ano.

Além da criação de um órgão exclusivo e próprio para a Segurança Pública, e da central de videomonitoramento, a gestão atual já planeja a criação da Guarda Municipal e estabelecer o Fundo Municipal de Segurança Pública.

Serviço:

Assinatura de ordem de serviço para construção do COISP
Data: 21/02/2022
Horário: 10h
Local: Pátio da Prefeitura de Macaíba