08 março 2022

Campanha “Somos muitas e estamos juntas” é lançada no Dia Internacional da Mulher

Crédito da foto: Rennê Carvalho

No Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março, a Prefeitura de Natal, por meio das Secretarias Municipais de Políticas para as Mulheres, de Segurança Pública e Defesa Social e de Comunicação, lançou oficialmente, na manhã desta terça-feira, no Palácio Felipe Camarão, a campanha “Somos muitas e estamos juntas”, que visa dar visibilidade à Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência no Município de Natal.

“O município de Natal cumpre com o seu papel. Diante da escalada de violência contra a mulher nós elaboramos uma pesquisa com o Instituto Perfil de Pesquisas, onde identificamos se as mulheres de Natal, em primeiro lugar, conhecem a Lei Maria da Penha, que é um instrumento de defesa e de proteção do sexo feminino. E mais de 60% das mulheres natalenses responderam positivamente. No tocante à Rede de Proteção à Mulher do Município de Natal, ficou claro que a maioria não tem conhecimento da Rede que é de prevenção, proteção e de promoção às mulheres”, assinalou a secretária de Políticas Para as Mulheres Andréa Ramalho.

A Rede de Proteção à Mulher conta com diversas instituições públicas, como o Centro de Referência Elizabeth Nasser (Cren), Casa Abrigo Clara Camarão (Cacc), Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), Patrulha Maria da Penha, Ministério Público, Juizados Especiais e Promotorias Especializadas, entre outras.

Impossibilitado de estar presente ao evento, o prefeito Álvaro Dias foi representado pela primeira-dama do Município, Amanda Dias. Ela disse que o Dia Internacional da Mulher marca a inserção do espaço do sexo feminino no mundo moderno, que cada vez mais está avançando e conquistando o seu lugar. “A divulgação da campanha é importante para esclarecer às mulheres sobre o seu papel na sociedade, da importância delas na conquista de direitos e deveres”.

“Oito de março é um dia que temos muito a celebrar, mas também um dia de muita tristeza, porque ainda vemos muitos feminicídios em nosso Estado e em todo o país. Porém a Patrulha Maria da Penha tem prestado seu serviço à mulher, e nesses dois anos de funcionamento da Patrulha, nenhuma foi vítima de agressão. Então, as mulheres precisam denunciar abusos, maus tratos e violência pelo Disque 180 e 190 ou pelos nossos equipamentos sociais, como o Centro de Referência Elizabeth Nasser, Centros de Referência em Assistência Social e as DEAM’s, por exemplo. E a partir do momento que a mulher tenha uma medida protetiva, a Patrulha Maria da Penha está pronta para protegê-la. A Patrulha é preponderante na vida das mulheres vítimas de violência. Mas é preciso que ela denuncie, vá à justiça e que obtenha uma medida protetiva. Nós estamos com ela”, ilustrou a secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sheila Freitas.

Ainda pela comemoração do Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Políticas Para as Mulheres, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Natal), inaugura hoje à noite, às 18h, a loja temporária (Pop Up Store) Valentes, no Natal Shopping. São 34 mulheres empreendedoras, vítimas de violência, que estarão vendendo produtos e se fortalecendo financeiramente.