20 março 2022

"Novo Cangaço": Polícia Civil divulga lista dos 10 criminosos mais procurados do estado, população pode ajudar denunciando por meio de aplicativo


Os criminosos mais procurados do Rio Grande do Norte, atualmente, são lideranças de facções criminosas que atuam no Estado, atuam em roubos à bancos e instituições financeiras, no movimento chamado “Novo Cangaço” e são procurados por diversos homicídios. Esses suspeitos são procurados pela Polícia Civil do RN e são considerados “perigosos” pela ficha extensa criminal que possuem.

De acordo com informações da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter do RN (Decap), a lista dos mais procurados do RN, é feita com base na quantidade de mandados abertos pela Justiça aliada aos crimes cometidos.

“Para a Decap, procuramos os mais perigosos pelo número de crimes e condenações, principalmente, ou quando o sujeito está bem na ativa, incomodando muito”, explica o delegado Odilon Teodósio, titular da Decap desde 2020.

Ainda de acordo com o delegado Odilon, como muitos desses criminosos acabam indo a outros estados, com contatos e ligações com facções criminosas, é necessário uma parceria com a Polinter de outras unidades federativas para que ocorra a prisão desses suspeitos.

“São foragidos que geralmente têm um poder financeiro e de mando em facção diferenciados. Eles ficam entre o RN e outros estados, tanto que o Deicor foi buscar um de Mãe Luiza, no Rio de Janeiro”, acrescenta.

Na Decap há pelo menos 1.000 mandados em aberto para serem cumpridos, segundo Teodósio. Dificuldades que são reflexo do baixo efetivo da Polícia Civil do Estado. Por se tratar de uma delegacia que busca por pessoas foragidas, há uma ordem de “prioridade” definida entre os agentes.

Disque Denúncia

A Delegacia Especializada de Capturas e Polinter do Rio Grande do Norte lançou em outubro de 2020 um serviço de denúncia. Segundo o delegado titular da Decap, Odilon Teodósio, é comum receber denúncias e ligações indicando onde criminosos podem estar. Segundo a Polícia Civil, por meio do aplicativo WhatsApp, qualquer pessoa pode ajudar a DECAP a encontrar e capturar foragidos da Justiça – (84) 98135-6174.